O concurso PMERJ soldado tem sido um dos assuntos mais falados e muita gente quer saber como anda o certame. O último edital foi aberto em 2014 e, segundo levantamentos, autoridades refizeram a promessa para um novo concurso por mais de dez vezes. Mesmo apesar de toda a demora, tudo indica que um edital saia ainda em 2022. De acordo com o secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, a corporação tem trabalhado para tirar o certame do papel.
Novo concurso PMERJ soldado
Inicialmente, estudava-se a hipótese das provas serem realizadas ainda este ano. Contudo, mediante toda a situação, a realização dos exames deve ficar para o próximo ano. Segundo o coronel Pires, o novo concurso PMERJ soldado terá contratação de 2 mil profissionais, levando em conta o novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O regime de contratação é estatutário e o salário dos aprovados é equivalente a R$4.102,02.
Vale lembrar que um dos requisitos para o exame foi modificado, a faixa etária. Antes, os candidatos deveriam ter de 18 a 30 anos, com a mudança, a idade máxima para ingresso na corporação para o cargo é de 32 anos.
A mudança foi publicada mediante a Lei nº 9.546. Além disso, os inscritos no concurso devem ter ensino médio completo, altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
Etapas tradicionais do concurso PMERJ soldado
O certame conta com sete etapas. Estas são divididas entre:
- Prova objetiva e redação;
- Avaliação psicológica;
- Exame antropométrico;
- Teste de aptidão física (TAF);
- Exame toxicológico;
- Exame médico;
- Investigação social e documental.
O curso de formação de soldados engloba uma das responsabilidades aos aprovados. Por mais que o próximo concurso siga as etapas citadas, o conteúdo programático e a quantidade de questões podem mudar. Outra modificação deve-se a sanção da Lei 9.614/2022 em que o governador Cláudio Castro dispõe da inserção e da obrigatoriedade de três leis para abordagem nas questões:
- Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha;
- Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso;
- Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Promessa de novos certames
O último certame da PM RJ aconteceu em 2014. Porém, desde 2015, autoridades e governadores citam a necessidade de realização de novos concursos. Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro na época, prometeu um concurso com mais de 11 mil novos profissionais. Em 2019, a necessidade de um novo certame foi citado 4 vezes em situações e meses diferentes.
Wilson Witzel até então governador do RJ teria anunciado que haveria novas convocações e contratação de 2 mil novos PMs. Em 2020, o concurso foi citado por três vezes, sendo que duas delas pelo Coronel Rogério Figueiredo, secretário da PMERJ na época.
De acordo com Figueiredo haveria a convocação de 800 profissionais e um concurso para 2 mil PMs. Em 2021, o certame foi citado uma vez: “No próximo ano ocorrerá a reabertura de concursos PMERJ para soldados, cujo último edital foi publicado em 2014“, afirmou Figueiredo. Até então, agora, em 2022, o concurso foi falado por 4 vezes, com a promessa da contratação de 2 mil novos profissionais e provas para o próximo ano.
O último concurso cobrou 40 questões distribuídas entre: Língua Portuguesa (10 questões); História (5 questões); Geografia (5 questões); Sociologia (5 questões); Informática (5 questões); Legislação de Trânsito (5 questões); Direitos Humanos (5 questões). A prova dissertativa contou com uma redação dissertativa de no máximo 30 linhas.