Na segunda-feira, 05 de setembro, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou o aval para o concurso PMERJ soldado. A seleção vai contar com 2 mil vagas. Em entrevista, foi afirmado também que há autorização para os trâmites posteriores do processo. “Eu já liberei. Já está com a Polícia Militar para eles terminarem o edital e entregarem. Toda a parte do governador já está autorizada. Cabe agora à própria Polícia Militar a liberação do concurso”.
Com as informações, Luiz Henrique Marinho Pires, secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, confirmou que o edital tende a ser liberado até o final do ano, já que a corporação trabalha para que este plano saia do papel. Entretanto, houve uma possível alteração na data do certame que estaria previsto para ser aplicado em dezembro.
Contudo, mediante o andamento de todo o processo, possivelmente, as provas ficariam para 2023. “A gente trabalha para este ano lançar o edital para contratação de 2 mil policiais militares. Provavelmente a prova vai ser feita em 2023. Mas lançando o edital este ano já é um grande passo para que possam se preparar“, afirmou Luiz Marinho.
Requisitos concurso PMERJ soldado
Para se inscrever na vaga, os interessados devem possuir os seguintes requisitos:
- Idade entre 18 e 32 anos;
- Ensino médio completo;
- Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior
Vale lembrar que a idade máxima para entrada na corporação aumentou para 32 anos, de acordo a Lei nº 9.546. Antes, a data obrigatória era de 30 anos.
Provas
As provas do concurso PMERJ soldado é composta de sete etapas, sendo a fase inicial, a realização das provas objetivas mais redação, também chamado de exame intelectual. Logo a seguir, o certame passa por outras etapas:
- Avaliação psicológica;
- Exame antropométrico;
- Teste de aptidão física (TAF);
- Exame toxicológico;
- Exame médico;
- Investigação social e documental.
Vale lembrar que no mês de abril deste ano, o governador do Rio de Janeiro incluiu três leis como conteúdo programático no certame. São elas:
- Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 – Lei Maria da Penha;
- Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso;
- Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Estatuto da Inclusão da Pessoa com Deficiência.
O último certame foi há oito anos atrás. Foram ofertadas 6 mil vagas divididas entre 600 para mulheres e 5.400 para homens. A prova objetiva contou com 40 questões divididas em: Língua Portuguesa (10 questões); História (5 questões); Geografia (5 questões); Sociologia (5 questões); Informática (5 questões); Legislação de Trânsito (5 questões); Direitos Humanos (5 questões)