Concurso PM TO: MP determina prazo para liberação de novo edital
Confira recomendação do Ministério Público do Tocantins
O concurso PM TO ( Polícia Militar do Tocantins) deve sair em breve levando em conta todas as recomendações anunciadas pelo Ministério Público do Estado.
Segundo o órgão, a corporação deve anunciar um novo concurso em até três meses. Além da realização de um novo edital, o MP ainda estabeleceu o quantitativo de vagas.
Ao todo, o novo certame deverá ofertar 1.575 vagas com o principal intuito de zerar o déficit de servidores, segundo ordem do MP.
É importante deixar claro que outro pedido do Ministério Público é para que haja a convocação de todos os 128 aprovados que são remanescentes do último concurso, de 2020. Para isso, o prazo dado foi de 45 dias úteis.
Os esclarecimentos foram divulgados na última terça-feira, 16 de maio, por meio do Diário Oficial.
Autorização de um novo concurso PM TO
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou o aval para o novo edital. As informações foram de janeiro deste ano. De acordo com Barbosa, o novo edital será para soldados e oficiais e contará com 650 vagas. Entretanto, este quantitativo é bem abaixo do que recomendado pelo Ministério Público.
O quantitativo de vagas será da seguinte forma:
- 600 para o curso de formação de praças, ou seja, para soldados; e
- 50 para o curso de formação de oficiais.
Comissão formada
O novo edital já conta com comissão formada. O grupo será responsável por cuidar do andamento da seleção e escolher a banca.
Por sua vez, a empresa vai receber as inscrições e viabilizar as etapas da seleção. Além disso, foram formadas duas comissões:
Comissão – praças
- Coronel Marizon Mendes Marques;
- Tenente coronel Ricardo Apolinário de Carvalho;
- Major Ricardo Thadeu Dias de Macêdo;
- Major Frank Cynatra Sousa de Melo;
- Major Benício da Costa Neves.
Comissão – oficial
- Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza;
- Tenente coronel Ricardo Borges Ferrão;
- Tenente coronel Lorena Alfonso Cavalcante Fernandes;
- Major Marlene Alves Borges Machado;
- Capitão Jarmenson Diênis Oliveira da Costa.
Como foi o último concurso PM TO?
No último concurso foram ofertadas 1.025 vagas e aconteceu em 2020. A distribuição das oportunidades aconteceu da seguinte forma:
- 50 vagas para músicos;
- 20 vagas para técnico em enfermagem;
- 5 vagas para técnico em saúde bucal;
- 950 vagas para soldado.
A banca organizadora foi a Cebraspe que ficou responsável por efetuar as funções da empresa, recebimento das inscrições e viabilização das etapas.
O certame contou com as seguintes fases:
- Exame de Capacidade Física
- Avaliação Psicológica
- Avaliação Médica e Odontológica
- Investigação Social
- Curso de formação
Outros concursos policiais previstos
O concurso PM PE ( Polícia Militar de Pernambuco) está entre um dos editais mais esperados. A dúvida principal é: o certame vai sair em 2023?
De acordo com o coronel Tibério César dos Santos, o edital pode sim ser publicado em 2023, principalmente, levando em conta a necessidade de composição do quadro de servidores.
Atualmente, a corporação conta com 16.400 policiais. Porém, o quantitativo está abaixo do necessário, 26 mil servidores.
É importante destacar o edital já encontra-se autorizado. Confira a seguir mais detalhes sobre os últimos editais a fim de te deixar mais preparado para o novo certame que deve ofertar 2.580 vagas para os cargos de Oficial e Soldado.
Requisitos concurso PM PE
Os requisitos necessários são:
- Possuir escolaridade mínima de ensino médio completo (Soldado) ou ensino superior em Direito (Oficial);
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 30 anos na data de inscrição no concurso (35 anos para Oficial da Saúde);
- Condução de veículos automotores, no mínimo, na Categoria B;
- Possuir altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres
Atribuições
As atribuições do concurso PM PE variam a depender do cargo. Para as pessoas que desejam seguir a carreira de Oficial deverão exercer atividade discente, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do Curso.
Entretanto, para a carreira de Soldado deverão realizar policiamento ostensivo preventivo fardado; atender e solucionar ocorrências; executar atividades operacionais e policiamento reservado; restabelecer ordem pública; controlar distúrbios civis, entre outras atribuições.
O último edital aconteceu em 2018 e ofertou o total de 560 vagas divididas entre soldado e oficial. A banca organizadora, na ocasião, foi a IAUPE