A prova objetiva do concurso da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PM RN), prevista para ser aplicada neste domingo, dia 26, foi adiada.
O comunicado foi publicado na tarde dessa segunda-feira, 20, no site da banca organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Clique aqui para ler a decisão na integra.
De acordo com a PM RN, as provas foram adiadas por pedido da própria banca, que alegou falta de recurso de pessoal.
A nova data de realização da prova, segundo o documento, será comunicada em data oportuna no site da banca e no Diário Oficial do Estado.
As provas estavam previstas para serem realizadas nas cidades de Caicó, João Câmara, Natal, Mossoró, Nova Cruz e Pau dos Ferros.
Apesar de nem a PM RN, nem a banca, associarem o adiamento das provas com a onda de violência que tem sido registrada no estado, é provável que esse também seja um dos fatores.
A PM RN garantiu que prestaria todo apoio e aparato policial para a realização das provas. Mas, mesmo assim, elas acabaram sendo adiadas.
Há cerca de uma semana, o estado do Rio Grande do Norte vem sofrendo ataques a prédios públicos e comércios, atribuídos a facções criminosas que atuam nos presídios estaduais.
Mais de mil policiais foram convocados para reforçar a segurança no estado e garantir a proteção dos cidadãos.
O concurso PM RN apresentou uma queda significativa no número de inscritos após o fechamento do período de inscrições.
Isso porque muitas inscrições não foram validadas por falta de pagamento e por terem as solicitações indeferidas.
O resultado preliminar das inscrições mostra que das 35 mil inscrições recebidas, apenas 26 mil foram confirmadas, uma diferença considerada alta, mas que, no entanto, ainda se mantem acima da média para um concurso de cargo único.
Ao todo, a corporação oferece 1158 vagas para preenchimento imediato destinadas as funções de aluno soldado e aluno soldado músico, ambos com exigência de nível superior completo.
A divulgação do certame foi realizada no dia 21 de janeiro pelo governo estadual por meio das redes sociais e pelo site da banca organizadora.
A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PM RN) irá contratar por meio de concurso público 1.158 alunos soldados para compor o Quadro de Praças Policiais Militares – QPPM da Polícia Militar do Rio Grande do Norte – PM RN.
Os candidatos devem ter nível superior bacharelado, licenciatura ou tecnólogo para concorrer a uma das vagas.
As vagas estão distribuídas da seguinte maneira:
Vale citar também que o edital prevê a destinação de 20% das vagas para candidatos negros ou pardos, conforme determina a Lei Estadual nº 11.015/2021.
O salário inicial para o soldado aluno, ou seja, aquele que ainda está em formação no curso preparatório é de R$ 1.302,00.
Para concorrer a uma das vagas de soldado da PM RN o candidato deve ter atender as seguintes exigências de edital:
O concurso público da PM RN será composto pelas seguintes etapas:
Ao final das etapas, o candidato aprovado ainda deve participar do curso de formação para ingresso nas forças de segurança do estado.
Clique aqui para ler o edital do concurso PM RN na íntegra e obter maiores informações sobre o certame.