O concurso PM PE ( Polícia Militar de Pernambuco) pode ter edital liberado em breve. Isso porque, a corporação encontra-se com um quadro defasado de servidores. O novo comandante, coronel Tibério César dos Santos, destaca a urgência para novo edital.
De acordo com Tibério, há necessidade de um novo edital o quanto antes. Sobre o assunto, disse: “Há uma necessidade urgente. Hoje, nós temos mais policiais se aposentando durante o ano do aqueles que entram através do concurso. É urgente realmente a abertura de processo seletivo, de concurso público, para que a gente possa diminuir essa carência de efetivo na nossa corporação”.
No final do ano passado, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou editais para o estado, sendo que 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado. Desse quantitativo, 2.580 são para Polícia Militar.
A expectativa era de que o edital fosse lançado ainda em novembro, entretanto, devido a falta de verbas, isso não aconteceu. Mediante os acontecimentos, cabe à equipe da nova governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, seguir com os preparativos dos concursos Segurança PE.
Raquel também tem em seu projeto de governo o fortalecimento no quadro de servidores das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.
Das 2.580 vagas, as oportunidades são para os seguintes cargos:
Os requisitos de escolaridade diferem a depender do cargo. Para soldado, basta apresentar certificado de nível médio e CNH. Para oficial, o candidato precisa ter nível superior.
Vale destacar que em ambos os casos, é preciso ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Os próximos concursos PM PE contarão ainda com um novo requisito de idade.
O critério idade sofreu modificação no ano passado. Sendo assim, de acordo com a Lei Complementar 498/2022, a idade passou para 30 anos, os cargos de soldado e oficial. Já para o cargo de oficial médico, o limite será de 35 anos. Os salários atualizados não foram informados.
O último concurso PM PE aconteceu em 2018. Na ocasião, a oferta foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).
Além da prova objetiva, os candidatos ainda foram submetidos às seguintes fases: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.
Entre as disciplinas cobradas foram: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.