O concurso PM AC ( Polícia Militar do Acre) avança mais uma fase rumo ao edital. As vagas serão ofertadas para Oficial Combatente e de Saúde.
Vale lembrar que o certame já conta com banca organizadora e a FGV – Fundação Getulio Vargas- será a empresa responsável que vai receber as inscrições e viabilizar as etapas da seleção.
Contudo, apesar dos cargos, ainda não se sabe sobre o quantitativo de vagas. Atualmente, está formada a comissão de membros que acompanhará as atividades do concurso PM AC (Polícia Militar do Acre).
As oportunidades serão para o quadro da saúde e oficiais. A autorização já foi dada por meio do Governo Estadual e contemplam o sexo feminino e masculino.
Apesar do anúncio do Coronel Luciano Fonseca, os salários, prazos e especialidades ainda não foram divulgados. As vagas são direcionadas para os candidatos de nível superior.
Vale lembrar que o em fevereiro, a Assembleia Legislativa do Acre aprovou o projeto de lei que altera a idade máxima para os concursos da Polícia Militar do Estado. O requisito passa de 30 para 32 anos nos cargos de soldado e oficial.
Para se inscrever, os candidatos devem cumprir estes requisitos:
Para soldado, o último certame aconteceu em 2017 e teve a oferta de 230 vagas que foram distribuídas da seguinte forma:
Os candidatos foram avaliados mediante seis etapas, sendo estas: provas objetivas, provas de aptidão física, exame psicotécnico, prova prática instrumental (cargo de músico), exame toxicológico e investigação social. A quantidade de questões depende do cargo.
O Teste de Aptidão Física faz parte de uma das fases da seleção e houve a aplicação dos seguintes exercícios:
Já as provas do concurso PM AC para Oficial aconteceram em 2015 e teve a FUNCAB como banca organizadora. Por sua vez, a avaliação aconteceu mediante estas etapas:
A fase objetiva e discursiva teve duração de cinco horas e contou com conhecimentos básicos e específicos. Já a prova discursiva valeu 20 pontos e foi composta de uma questão, abordando o conteúdo das disciplinas de Direitos Humanos, Noções de Direito e Legislação da Polícia Militar do Estado do Acre, com 20 a 30 linhas.
Os exercícios físicos aplicados foram:
O concurso PM PB ( Polícia Militar da Paraíba) anuncia mais uma fase em prol da liberação do edital. Os esclarecimentos foram publicados no Diário Oficial, na quarta-feira, 10 de maio.
A seleção já conta com comissão organizadora que vai ficar responsável por analisar as propostas técnicas e financeiras das empresas para a execução do certame.
Os nomes escolhidos foram:
Espera-se que o certame oferte 900 vagas para soldado. É bom pontuar que a seleção também destinará 400 vagas (200 imediatas e outras 200 de cadastro reserva) para a carreira de Soldado do Corpo de Bombeiros.
Entre os requisitos para o cargo de soldado estão: nível médio de formação, além de estatura mínima de 1,60 m (homens) ou 1,50 m (mulheres). Além disso, os candidatos deverão ter entre 18 e 32 anos para ingressar na força policial.