O novo concurso PGE SP está autorizado. O aval foi dado pelo governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e publicado no Diário Oficial nessa segunda-feira, 29 de maio.
De acordo com o documento, o governador pede para que a Procuradoria Geral do Estado tome as providências necessárias para a realização de um novo concurso.
Clique aqui e leia a autorização na íntegra.
A autorização do governador menciona a abertura de 135 vagas para o cargo de Procurador Geral do Estado nível I.
A expectativa é que os aprovados sejam convocados somente a partir de 2024, mas a realização do concurso está prevista ainda para este ano de 2023.
Para concorrer a uma vaga de Procurador do Estado, o candidato deve comprovar nível superior completo em direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.
A remuneração inicial para o cargo atualmente é de R$ 35.459,71 para uma jornada de 40 horas semanais, podendo chegar a R$ 36.335,16.
Os próximos passos para andamento no concurso PGE SP é a formação da comissão que será responsável pelo certame, organizando o edital, as provas e o cronograma, além de definir qual será a banca que ficará a frente do concurso.
A PGE SP está desde 2018 sem realizar novas contratações por meio de concurso público. Na ocasião, foram oferecidas 100 vagas para o cargo de procurador.
A Vunesp foi a banca responsável pelo certame. Para concorrer a uma das vagas, os candidatos precisaram comprovar nível superior em direito e inscrição na OAB. O certame não exigiu experiência jurídica dos candidatos.
O concurso contou com quatro etapas: prova objetiva, prova discursiva, avaliação de títulos e prova oral.
A prova objetiva avaliou os candidatos por meio de 90 questões de múltipla escolha sobre os seguintes temas:
A prova discursiva, por sua vez, foi dividida em duas etapas. Na primeira, foi exigido do candidato a resolução de:
A segunda etapa contou com as seguintes questões discursivas:
Os candidatos aprovados nas duas primeiras etapas (objetiva e discursiva) foram convocados para o exame oral, na qual foi necessário realizar uma argumentação pública de acordo com os conteúdos previstos no edital.
Por fim, os candidatos foram submetidos a avaliação de títulos.
O Procurador do Estado de São Paulo atua como um representante jurídico do Estado em questões legais. Sua função é defender os interesses do Estado em processos judiciais e administrativos, tanto perante os órgãos do Poder Judiciário quanto em negociações extrajudiciais.
As responsabilidades de um Procurador do Estado de São Paulo incluem: