O concurso PC SP( Polícia Civil de São Paulo) teve edital confirmado para 2023 e tem previsão de ser liberado. As informações foram cedidas por Gilson Cezar, delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação.
Segundo esclarecimentos, a previsão é de que o edital seja liberado já em janeiro. “A nossa perspectiva é lançar os editais no começo do próximo exercício. Já para janeiro. Esse é o nosso planejamento“, afirmou Cesar, em setembro.
O concurso PC SP é um dos mais esperados pelos concurseiros. A autorização, assim como quantitativo de vagas foi liberado em agosto. Na ocasião, determinou que as oportunidades serão para:
Como requisito, é preciso apresentar diploma de nível superior e remunerações iniciais de até R$ 12 mil. Vale lembrar que todas as oportunidades listadas acima deverão ser distribuídas entre concursos em andamento e contratação de novos profissionais advindos das seleções posteriores.
Sobre ampliação de vagas e quebra da cláusula de barreira (que impõe um limite de classificados em cada etapa) foi esclarecido que a decisão será amparada pela Corte Suprema. A Secretaria de Segurança anunciou: “A SSP esclarece que a denominada cláusula de barreira nos concursos para cargos da Polícia Civil possui amparo constitucional e segue as regras difundidas pela Corte Suprema, por meio do Recurso Extraordinário 635.739/AL, de 19/02/2014“.
E ainda afirmou: “Se o jurídico e o governo aprovarem a ampliação das contratações do concurso de 2022, no próximo concurso (previsto para 2023) vamos trabalhar com o saldo, ou seja, as oportunidades que restarem para serem preenchidas”, acrescentou o diretor da DAP.
De acordo com o delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação, segundo a lei, não há nenhuma proibição para que haja dois certames em andamento.
Tudo indica que as provas devam acontecer no primeiro semestre de 2023, levando em conta a previsão do edital ser liberado em janeiro.
Sobre a banca, as informações foram mantidas e a Vunesp vai liderar o certame. Segundo DAP: ” A banca organizadora é contratada por dispensa de licitação e precisa nos oferecer o menor preço. A Academia de Polícia faz uma pesquisa de mercado para verificar os preços praticados. Se o preço da Vunesp for o menor/melhor, ela pode ser contratada pela administração pública. Caso não ocorra, é necessário fazer uma licitação”.
Sobre os concursos em andamento, Gilson afirmou que há prazos para finalização dos editais em andamento. Sendo assim, a previsão para conclusão dos editais para escrivão, investigador e médico legista será em fevereiro de 2023, já para delegado é em abril de 2023.