O concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) pode ter edital liberado a qualquer momento. Isso porque, o policial militar da reserva Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública, informou sobre o déficit de funcionários.
Mediante a necessidade compor o quadro de servidores, Guilherme citou sobre realização de novos certames e contou sobre plano emergencial para recompor o efetivo das polícias do Estado.
O plano visa atuar diretamente no suprimento de servidores para Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Polícia Militar de São Paulo.
Plano emergencial para concurso PC SP
Em entrevista na primeira semana de Janeiro, dia 04, o secretário disse: “Ontem (3 de janeiro), eu tive uma reunião com o comandante da Polícia Militar, e daqui a pouco terei com o delegado-geral, doutor Artur Dian, sobre a Polícia Civil, para falar sobre efetivo para que eles apresentem um plano emergencial de recomposição do efetivo. Hoje na Polícia Civil é maior ainda a defasagem, mas a Polícia Militar ultrapassa 12%“.
De acordo com informação da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da Polícia Civil SP, até agosto do ano passado, o déficit era de 11.853 agentes na corporação.
Devido ao grande contingente, o plano emergencial de concursos deve buscar recompor os efetivos o ‘mais breve possível’. O projeto é que a ação acontece no decorrer dos quatro anos.
O governador Rodrigo Garcia autorizou em 2022 a contratação de 3.500 policiais civis. As oportunidades foram para as seguintes carreiras:
- Delegado: 552 vagas;
- Médico Legista: 116 vagas;
- Perito Criminal: 249 vagas;
- Investigador de Polícia: 1.250 vagas;
- Escrivão de Polícia: 1.333 vagas.
As remunerações podem chegar a R$ 12mil e todos os cargos exigem diploma de nível superior. Sobre o lançamento de novos editais, o delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação, Gilson Cezar Pereira da Silveira disse: “A nossa perspectiva é lançar os editais no começo do próximo exercício (2023). Já para janeiro. Esse é o nosso planejamento”.
Novo edital até junho
Em decorrência da necessidade de novos profissionais, um novo edital do concurso PC SP pode ser liberado ainda no primeiro semestre de 2023. Sobre a banca organizadora, o diretor DAP disse: “A banca organizadora é contratada por dispensa de licitação e precisa nos oferecer o menor preço. A Academia de Polícia faz uma pesquisa de mercado para verificar os preços praticados. Se o preço da Vunesp for o menor/melhor, ela pode ser contratada pela administração pública. Caso não ocorra, é necessário fazer uma licitação”.
A estrutura das provas será mantida. Dessa forma, não há cobrança do TAF- Teste de Aptidão Física- que desde o ano de 2014 deixou de ser uma etapa obrigatória. A mudança foi realizada mediante Lei Orgânica.
No que se refere ao conteúdo programático, Gilson Cezar disse: “Cada concurso tem a obrigação de fazer a atualização. Sempre há um debate interno sobre quais assuntos e disciplinas serão abordados. A gente defende a questão da Informática, por exemplo, porque hoje você precisa de policiais que tenham conhecimento dessa área“