A Marinha do Brasil divulgou os gabaritos das provas do concurso público (Concurso Marinha Efomm 2020) para o preenchimento de 100 vagas para candidatos com o nível médio. As provas do certame foram aplicadas nos dias 12 e 13 de setembro.
O concurso da Marinha visa admitir aprovados para admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA – 55 vagas), no Rio de Janeiro – RJ. Além disso, profissionais serão lotados no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA – 45 vagas), em Belém – PA.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter nível médio completo. A escolaridade deverá ser comprovada no ato da matrícula no curso de formação.
Além disso, será necessário:
Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 15 e 30 de junho de 2020, no site oficial do Ciaga para preencher a ficha de inscrição. A taxa de inscrição custou R$65.
Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, a Marinha do Brasil confirmou a data de realização das provas escritas (objetiva e discursiva), que é a primeira etapa do concurso, obrigatória para todos os candidatos.
Os exames foram aplicadas nos dias 12 e 13 de setembro, sábado e domingo, respectivamente.
No primeiro dia, sábado, serão aplicadas as provas de Português, Redação e Inglês. Já no segundo dia, domingo, será feita a aplicação das provas de Matemática e Física.
Além dessa primeira etapa, os candidatos aprovados serão convocados para realizar as fases posteriores, os chamados eventos complementares:
Seleção psicofísica (eliminatória); Teste de suficiência física (eliminatória); Período de adaptação e verificação de documentos (eliminatória).
Sobre a Covid-19, a Marinha informa que se houver a impossibilidade de serem cumpridos alguns itens do calendário em virtude da pandemia, eles poderão ser alterados. O edital ainda cita a possibilidade do início do curso ser postergado para o segundo semestre de 2021.
O curso de formação, última etapa, está previsto para iniciar no dia 25 de janeiro de 2021, nas devidas organizações militares da Marinha do Brasil.