O concurso ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) anuncia mais uma oportunidade. Dessa vez, o edital será para nível médio. Ao todo serão 150 vagas.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 16 de julho, pelo site do vestibular ITA. Os candidatos devem se atentar no registro da candidatura.
Inicialmente, o candidato deve preencher o formulário com os principais dados solicitados. Todas as informações devem estar atualizadas, pois precisarão ser comprovadas posteriormente. A taxa de inscrição é de R$ 195.
Com o quantitativo mencionado acima, oito vagas são para cotistas- negros- e o restante para ampla concorência.
Já as 114 para quadro de reserva, ou seja, aqueles que vão trabalhar ativamente na organização militar. Nesta ocasião, são 91 oportunidades para a ampla concorrência e 23 para negros.
Para participar, os candidatos precisam:
Vale lembrar que a residência no campus é facultativa e os alunos receberão bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação
O vestibular do concurso ITA vai acontecer por várias etapas e dividido em três fases. Na fase inicial, os candidatos serão subetidos à fase objetiva marcada para o dia 08 de outubro.
A segunda etapa será composta por prova discursiva, em que serão cobradas questões de Matemática, Química e Física, além da elaboração de uma redação. As avaliações serão aplicadas nos dias 7 e 8 de novembro. Por sua vez, a terceira fase será para inspeção de saúde. Até o momento, este processo ainda não tem data determinada.
Vale lembrar que as provas ocorrerão nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia e Juiz de Fora.
Demais cidades são: Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
A lista de concursos federais está sendo liberada. A promessa é de que até o final do ano várias autorizações aconteçam a fim de recompor o quadro de servidores.
Por mais que haja um olhar voltado para os certames de nível superior, há várias solicitações para funcionários com escolaridade de nível médio. Até o momento já são 3.556 vagas.
Contudo, tudo indica que serão mais oportunidades, já que os órgãos têm até o dia 31 de maio para enviarem as petições sobre novos editais.
Os órgãos com vagas para nível médio e que já foram autorizados e solicitados junto ao Governo Federal são: