O concurso ISS RJ (Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento ) avança mais uma etapa rumo ao edital. Isso porque, o certame anunciou que foi oficialmente contratada a banca organizadora.
A FGV é a empresa escolhida e foi publicada na quinta-feira, 08 de dezembro, junto ao Diário Oficial do Município. Além de receber as inscrições, a empresa se encarregará de cuidar das etapas e demais trâmites da seleção.
As oportunidades serão para:
É importante lembrar que os interessados pelos cargos devem comprovar nível superior. O documento também informa sobre a previsão dos inscritos, tudo indica que tenha 55 mil inscritos, sendo 30 mil para fiscal de renda e 25 mil para analista de planejamento e orçamento.
Demais informações sobre vagas e salários ainda não foram divulgados. Porém, foi esclarecido que os candidato serão avaliados mediante prova objetiva, essa, de caráter eliminatório e classificatório.
O Sindicato Carioca dos Fiscais de Rendas (Sincaf-Rio) afirmou sobre a necessidade de urgência do concurso ISS RJ. O presidente do Sindicato, Luiz Antônio Barreto ainda citou sobre a possibilidade de colapso caso nao haja contratações de novos profissionais.
Sobre o assunto, disse: “Nós convivemos com a ameaça de um esvaziamento repentino do corpo funcional, que poderá promover um colapso na administração fazendária municipal e graves repercussões na arrecadação tributária”.
No que se refere a abertura de concurso para agente fazendário, o presidente do Sincaf-Rio apoia a ação. Vale lembrar que é preciso comprovar escolaridade de nível médio. Os ganhos iniciais são de R$9.214,54, além de demais benefícios.
O último edital do concurso ISS RJ foi liberado em 2010, na ocasião foram 100 vagas para os cargos de agente de fazenda e agente de trabalhos de engenharia.
A ESAF foi a empresa organizadora. O quantitativo de questões variou a depender do cargo. O fiscal de rendas contou com concurso com 150 questões distribuidas entre essas disciplinas:
O cargo de agente fazendário tendo 85 questões distribuídas entre: 20 de Língua Portuguesa, dez de Raciocínio Lógico-Quantitativo, cinco de Informática, dez de Direito Administrativo, dez de Direito Constitucional, dez de Direito Tributário.