Concurso ISS RIO: Sindicato denuncia defasagem de servidores e reivindica novo edital
Saiba todos os detalhes
Mediante o quadro de servidores com denúncia de defasagem, o concurso ISS Rio (Rio de Janeiro) se faz mais do que necessário.
O Sindicato Carioca dos Fiscais de Renda (Sincaf) tem apontado urgência para que os serviços possam ser realizados de forma fluida. Sendo assim, é inevitável a contratação de novos agentes por meio do concurso.
A categoria ainda deixa claro que uma quantidade significativa de auditores estão em tempo de aposentadoria. Acreditam ainda que dos 177 profissionais do quadro de fiscais do município do Rio, pelo menos 60 estão aptos a se aposentar.
De acordo com o presidente do Sincaf: “Um terço dos fiscais do Rio hoje estão com todos os requisitos de aposentadoria retidos por uma espúria interpretação da Prefeitura. Isso beira o assédio. O quadro permanente do Poder Executivo previsto em Lei 1952/1993 é de 400 cargos. A quem interessa esvaziar o Fisco Municipal?”
Barreto argumenta a necessidade da valorização do profissional e dos serviços da categoria: “de suma importância a valorização do profissional para que o Município do Rio de Janeiro seja fortalecido”.
Concurso ISS Rio
Há grande expectativa para liberação do edital, já que é fundamental a recomposição do quadro de servidores fiscais. Vale lembrar que o certame avança mais uma etapa rumo ao edital. Isso porque, o certame anunciou que foi oficialmente contratada a banca organizadora.
A FGV é a empresa escolhida e foi publicada no ano passado, em dezembro, junto ao Diário Oficial do Município. Além de receber as inscrições, a empresa se encarregará de cuidar das etapas e demais trâmites da seleção.
Vagas concurso ISS RJ
As oportunidades serão para:
- Fiscal de Rendas;
- Analista de Planejamento e Orçamento.
É importante lembrar que os interessados pelos cargos devem comprovar nível superior. O documento também informa sobre a previsão dos inscritos, tudo indica que tenha 55 mil inscritos, sendo 30 mil para fiscal de renda e 25 mil para analista de planejamento e orçamento.
Demais informações sobre vagas e salários ainda não foram divulgados. Porém, foi esclarecido que os candidato serão avaliados mediante prova objetiva, essa, de caráter eliminatório e classificatório.
O Sindicato Carioca dos Fiscais de Rendas (Sincaf-Rio) afirmou sobre a necessidade de urgência do concurso ISS RJ. O presidente do Sindicato, Luiz Antônio Barreto ainda citou sobre a possibilidade de colapso caso nao haja contratações de novos profissionais.
Sobre o assunto, disse: “Nós convivemos com a ameaça de um esvaziamento repentino do corpo funcional, que poderá promover um colapso na administração fazendária municipal e graves repercussões na arrecadação tributária”.
No que se refere a abertura de concurso para agente fazendário, o presidente do Sincaf-Rio apoia a ação. Vale lembrar que é preciso comprovar escolaridade de nível médio. Os ganhos iniciais são de R$9.214,54, além de demais benefícios.
Quando aconteceu o último certame?
O último edital do concurso ISS RJ foi liberado em 2010, na ocasião foram 100 vagas para os cargos de agente de fazenda e agente de trabalhos de engenharia.
A ESAF foi a empresa organizadora. O quantitativo de questões variou a depender do cargo. O fiscal de rendas contou com concurso com 150 questões distribuidas entre essas disciplinas:
- Língua Portuguesa (20 questões),
- Raciocínio Lógico-Quantitativo (10),
- Ética do Servidor na Administração Pública (5),
- Economia e Finanças Públicas (5),
- Direito Administrativo (10),
- Direito Empresarial (10),
- Direito Civil (10),
- Direito Penal (5),
- Administração Pública (5),
- Contabilidade (10),
- Direito Constitucional (10),
- Direito Tributário (20),
- Legislação Específica (20),
- Auditoria (5),
- Processo Administrativo Tributário (5).
O cargo de agente fazendário tendo 85 questões distribuídas entre: 20 de Língua Portuguesa, dez de Raciocínio Lógico-Quantitativo, cinco de Informática, dez de Direito Administrativo, dez de Direito Constitucional, dez de Direito Tributário.
Outros concursos no Rio de Janeiro
O concurso Bombeiros RJ ( Rio de Janeiro) anuncia que as inscrições terminaram no domingo, 12 de março. Mediante situação, os inscritos devem se atentar aos prazos para as demais etapas.
A taxa de inscrição pode ser paga até esta segunda-feira, 13 de março no valor de R$ 61,50. A lista oficial com os inscritos será liberada dia 22 de março.
Vale lembrar que será possível conferir a concorrência por subespecialidade e área, para as vagas destinadas aos sargentos músicos e soldados.
Demais datas do concurso Bombeiros RJ
Por sua vez, em abril, mais detalhes do certame serão divulgados. No dia 20 será liberado o local de prova e as provas deverão acontecer no dia 30 de abril. Veja as demais datas:
Gabarito preliminar das provas | 1º de maio de 2023 |
Prazo para recursos | 2 e 3 de maio de 2023 |
Resultado das provas | 14 de junho de 2023 |
Edital de convocação e cronograma do TAF | 14 de junho de 2023 |
Aplicação do TAF | 18 de junho de 2023 |
Recurso do TAF (segunda tentativa) | 9 de julho de 2023 |
Cronograma do teste de habilidades específicas | 19 de julho de 2023 |