A Prefeitura de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, vai abrir um novo edital de concurso público para as carreiras de Auditor Fiscal da Fazenda Municipal e Auditor de Controle Interno em breve. Foi publicado no Diário Oficial do município, edição do dia 23 de janeiro, a comissão organizadora do certame, autorizado em outubro de 2018.
Na última sexta-feira, 31 de maio, o município divulgou no Diário Oficial que assinou o contrato com a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec para organização do certame. A expectativa é que o edital não demore de ser publicado, uma vez que a empresa já criou o link para os dois concursos previstos.
O cargo de Auditor Fiscal de Porto Alegre deverá executar privativamente a fiscalização, planejamento, programação, supervisão, coordenação, orientação e controle das atividades no âmbito da competência tributária municipal, de conformidade com a legislação em vigor.
Já o cargo de Auditor de Controle Interno tem função de supervisionar, organizar e coordenar os serviços contábeis do Município; elaborar análises contábeis da situação financeira, econômica e patrimonial; elaborar planos de contas; preparar normas de trabalho de contabilidade, entre outros.
O último edital do concurso para as carreiras foi realizado em 2012, quando contou com 15 vagas. Na ocasião, os cargos tinham sua nomenclatura diferente e foram alterados pela Lei Complementar Nº 765, de 8 de julho de 2015.
O atual cargo de Auditor Fiscal antes era denominado Agente Fiscal, enquanto o posto de Auditor de Controle Interno antes tinha a nomenclatura de Contador.
O concurso contou com prova objetiva objetiva de múltipla escolha, com 60 questões. O cargo de Agente Fiscal também cobrava uma redação dos candidatos.
O cargo de Agente Fiscal da Receita Municipal contou com uma prova com questões de Língua Portuguesa (20), Informática (20), Matemática (10), Estatística (10), Direito Civil, Empresarial e Penal (20), Direito Constitucional e Administrativo (20), Direito Tributário (20), Legislação municipal e tributária municipal (20) e Contabilidade (20).
O cargo de Contador contou com questões de Língua Portuguesa (10), Direito e legislação municipal (10), Contabilidade Pública (25 questões), Contabilidade Geral (20), Matemática Financeira (10 questões) e Informática (05).
Os cargos contaram com benefícios e gratificações que fizeram os salários passaram dos R$12 mil mensais.