O concurso IPSEMG (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais), oferta ao todo 280 vagas.
Com oportunidades para nível médio e superior, confira a seguir as vagas e se prepare tendo todas as informações de como serão as provas da seleção.
Confira a distribuição pela escolaridade:
Além da fase objetiva, os candidatos serão submetidos à avaliação de títulos para os cargos de Analista III e médico. Segundo o edital, a prova objetiva será de caráter eliminatório e classificatório, contendo 60 questões de múltipla escolha. A duração da aplicação da prova será de 04 horas. A aplicação ocorrerá no município de Belo Horizonte no dia 02 de julho.
Em primeiro lugar, as disciplinas variam a depender do cargo. Diante disso, as matérias que serão cobradas no certame são:
Por sua vez, a Prova de Títulos do concurso IPSEMG, será de caráter classificatório, para todos candidatos aprovados na Prova Objetiva das Carreiras de Médico da Área de Seguridade Social (III – A) e Analista de Seguridade Social (III – A). A pontuação sobre avaliação de títulos será feita da seguinte forma:
Pós-Graduações | Pontuação unitária | Pontuação máxima |
---|---|---|
Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado ou Doutorado, acompanhado de histórico acadêmico | 0,5 pontos | Pontuação máxima de 2 pontos na Prova de Títulos |
Veja a seguir os requisitos de cada cargo do concurso IPSEMG:
Na área da previdência, compete ao Fundo Financeiro de Previdência – FUNFIP, cujo IPSEMG compõe o grupo coordenador com a Secretaria de Estado de Fazenda e Secretaria de Planejamento e Gestão, prover os recursos orçamentários e financeiros necessários para pagar os benefícios previdenciários aos servidores inativos e a seus dependentes.
Antes de tudo, têm mais editais em andamento em Minas Gerais. Atualmente, o IMA MG (Instituto Mineiro de Agropecuária) conta que oferta 132 vagas para nível médio e superior.
As inscrições ficaram abertas até 16 de maio.
As oportunidades são para médio e superior e divididas da seguinte forma:
A remuneração varia a depender do cargo, sendo estabelecido assim:
As atribuições, assim como responsabilidade de cada cargo são:
Fiscal Agropecuário: Executar as políticas públicas de defesa agropecuária no Estado, em consonância com as diretrizes fixadas pelos governos estadual e federal, com o objetivo de assegurar a sanidade dos vegetais, a saúde dos animais, a identidade e a segurança dos produtos de origem vegetal e animal e a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária de forma a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentável do agronegócio, em benefício da sociedade
Fiscal Assistente Agropecuário: Executar, sob orientação e supervisão do Fiscal Agropecuário, as atividades de defesa sanitária animal e vegetal, a fiscalização do comércio e uso de insumos agropecuários, a fiscalização do trânsito de produtos de origem animal e vegetal, a inspeção da produção agropecuária e agroindustrial e a certificação da qualidade de produtos agropecuários, e outras atividades correlatas.
Assistente em Gestão da Defesa Agropecuária: Exercer atividades de apoio à gestão administrativa, financeira, logística e correlatas à fiscalização agropecuária, relativas ao exercício das competências legais a cargo do IMA, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para sua consecução, e outras atividades correlatas.