Mais de 1 milhão de candidatos inscritos para o concurso do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) deverão realizar a prova objetiva prevista para o próximo dia 27 de novembro.
Os locais de aplicação das provas serão divulgados nesta segunda-feira, 21 de novembro, no site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos), banca responsável pela organização do concurso.
De acordo com a banca, foram recebidas, ao todo, 1.023.494 de inscrições de candidatos interessados em concorrer a uma das 1000 vagas oferecidas para o cargo de técnico de seguro social.
O cargo de nível médio oferece salário de R$ 5.905,79, já incluso as gratificações e auxilio-alimentação, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. O contrato de trabalho concedido é o do regime estatuário, ou seja, garante estabilidade.
As vagas estão distribuídas entre 97 gerências executivas do INSS por todo o Brasil, conforme segue:
- Acre – 10 vagas;
- Alagoas – 13 vagas;
- Amapá – 10 vagas;
- Amazonas – 59 vagas;
- Bahia – 49 vagas;
- Ceará – 25 vagas;
- Distrito Federal – 7 vagas;
- Espírito Santo – 11 vagas;
- Goiás – 15 vagas;
- Maranhão – 24 vagas;
- Mato Grosso – 20 vagas;
- Mato Grosso do Sul – 15 vagas;
- Minas Gerais – 122 vagas;
- Pará – 59 vagas;
- Paraíba – 13 vagas;
- Paraná – 32 vagas;
- Pernambuco – 31 vagas;
- Piauí – 9 vagas;
- Rio de Janeiro – 191 vagas;
- Rio Grande do Norte – 16 vagas;
- Rio Grande do Sul – 49 vagas;
- Rondônia – 20 vagas;
- Roraima – 13 vagas;
- Santa Catarina – 29 vagas;
- São Paulo – 138 vagas;
- Sergipe – 6 vagas;
- Tocantins – 14 vagas;
As inscrições para o concurso do INSS tiveram inicio no dia 16 de setembro, encerrando no dia 04 de outubro, com taxa de inscrição no valor de R$ 85.
Como será a prova do concurso do INSS?
Os candidatos inscritos no concurso do INSS serão avaliados por meio de prova objetiva de múltipla escolha.
Ao todo, serão 120 questões divididas entre as seguintes áreas do conhecimento:
Conhecimentos básicos – 50 questões
- língua portuguesa;
- ética no serviço público;
- noções de direito constitucional;
- noções de direito administrativo;
- noções de informática;
- raciocínio lógico-matemático;
Conhecimentos específicos – 70 questões
- Legislação Previdenciária e de Seguridade Social
Os candidatos terão três e horas e meia para responder as perguntas.
É indicado que o candidato compareça ao local de prova com antecedência mínima de uma hora.
Vale lembrar que o candidato deve estar munido de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.
Locais de aplicação da prova do INSS
A prova do INSS será aplicada no dia 27 de novembro de 2022, às 14hs (horário de Brasília) em todas as 97 cidades que possuem gerências executivas do órgão.
O candidato, no momento da inscrição, ao optar pela cidade de sua preferência para atuação já pré-determina o local de realização da prova, a partir da sua cidade de residência atual.
A confirmação do local de aplicação da prova, no entanto, será divulgado apenas no dia 21 de novembro, no site da banca.
Divulgação do gabarito
De acordo com o cronograma do concurso do INSS divulgado pelo Cebraspe, a expectativa é que o gabarito da prova objetiva seja divulgado no dia 29 de novembro, dois dias após a realização da prova.
Os candidatos poderão consultar o gabarito diretamente pelo site da banca.
Próxima etapa do concurso do INSS
O cronograma do concurso do INSS prevê, após a aplicação das provas objetivas, a convocação dos candidatos às vagas reservadas para PCDs para avaliação biopsicossocial. Já os candidatos inscritos para as vagas reservadas a candidatos negros serão convocados para procedimento de heteroidentificação.
Concluída essa etapa, os candidatos aprovados na prova objetiva serão convocados para a realização do curso de formação profissional, organizado pelo próprio INSS.
O curso está previsto para acontecer nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
De acordo com o edital, o curso terá carga horária de até 180 horas presenciais, sendo realizado em tempo integral, intercalando atividades no período diurno e noturno.
Os candidatos que estiverem no curso de formação serão remunerados com um auxílio financeiro equivalente a 50% da remuneração total oferecida para o cargo de técnico do INSS.
Para maiores informações sobre a aplicação das provas do INSS, clique aqui.
Para ler o edital do concurso do INSS na íntegra, clique aqui.