A primeira etapa do concurso INSS foi realizada no domingo, 27 de novembro. A Cebraspe foi a banca responsável pelo certame.
De acordo com a banca, os gabaritos serão liberados no próprio site do Cebraspe, na terça-feira, 29 de novembro, a partir das 19 horas. Vale lembrar que os recursos deverão ser aceitos até às 18 horas do dia 02 de dezembro.
Os candidatos foram submetidos ao total de 120 questões divididas entre 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, foram cobradas as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
- Raciocínio Lógico; e
- Noções de Informática.
O candidato será aprovado nas demais etapas se cumprir o quantitativo de questões acertadas. A nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.
Além disso, os aprovados deverão realizar um curso de formação com realização de provas. O período preparatório deve acontecer nas seguintes cidades: cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
De acordo com o INSS, nesta fase, os aprovados deverão receber um auxílio financeiro referente a 50% do valor do salário da categoria.
Concurso INSS desorganizado
A desorganização foi um dos pontos do certame. Em Guarulhos, São Paulo, os candidatos não conseguiram realizar as provas pela falta de salas.
Um dos candidatos disse: “Prova do INSS pela Cebraspe ainda não começou na UnG em Guarulhos. Há relatos que a prova ainda não está no local. Candidatos revoltados. Agora, são 15h45 e a previsão de início era 14h10″.
Durante os relatos, os candidatos falaram sobre filas, confusão e até televisão para assistir aos jogos da Copa do Mundo foram registrados. Mediante as dificuldades, as provas acabaram suspensas e serão remarcadas.
Muitas pessoas ainda relataram ter dificuldades nas questões e alguns disseram ter chutado a prova inteira. “Nem a seleção da Espanha naquele 7×0 contra a Costa Rica chutou tanto quanto eu chutei hoje no concurso do INSS. Terminei a prova de 120 questões em 1h“, publicou no Twitter outra concorrente.