Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o lançamento de um novo edital de concurso público. Nesse sentido, haverá a disponibilização de 1.000 vagas para o cargo de técnico do seguro social.
Segundo o INSS, contudo, o número de vagas disponibilizadas pelo Ministério da Economia foi bem abaixo do que solicitou. Recentemente, o órgão enviou à pasta um pedido para a disponibilização de 7.575 vagas, sendo 6.004 para o cargo de técnico do seguro social e outras 1.571 para o posto de analista do seguro social.
O cargo de técnico do seguro social, então, exige somente o nível médio de escolaridade, concedendo um salário de R$ 5.905,79.
Desse modo, segundo o documento, o estado do Rio de Janeiro é o que conta com o maior número de oportunidades, ou seja, com um total de 191 vagas. Em seguida, está São Paulo com 138 vagas e Minas Gerais com 122 vagas.
De acordo com o INSS, as vagas serão para todo o território nacional por meio das 97 gerências do Instituto.
Dessa forma, os candidatos que obtiverem aprovação no certame, irão para as Agências da Previdência Social em todo o Brasil. Portanto, eles serão lotados em qualquer posto de atendimento que pertença a gerência escolhido pelo candidato no ato da inscrição.
O documento ainda prevê a aprovação máxima de 3.385 candidatos, que serão convocados de acordo com as necessidades do órgão.
Como se inscrever?
O prazo de inscrições vai até o dia 03 de outubro, por meio do site oficial do Cebraspe. Isto é, a banca organizadora responsável por todas as etapas do certame.
Nesse sentido, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 85. Contudo, poderão solicitar isenção da taxa de inscrição aqueles candidatos que:
- Possuem inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚníco).
- Doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
Veja também: Concurso TCU terá novo edital?
Do total de vagas, então, 5% serão para pessoas portadoras de alguma deficiência e 20% para candidatos que se autodeclararem negros ou pardos.
Quais serão as etapas do certame do INSS?
O novo certame do INSS contará com a aplicação de uma etapa seletiva e também um curso de formação.
Ademais, segundo o INSS, o período entre a publicação oficial do edital e aplicação das provas diminuiu para dois meses. Dessa forma, os candidatos terão um pouco menos de tempo para se preparar.
Prova objetiva
Primeiramente, as provas objetivas têm previsão para o dia 27 de novembro, com duração de 3h30min. Desse modo, a aplicação do exame será nas cidades das 97 gerências da entidade.
De acordo com edital, então, o exame objetivo terá questões das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Raciocínio Lógico-Matemático;
- Noções de Informática;
- Conhecimentos específicos.
Veja também: Quais são os cargos para o Concurso Banco do Brasil BBTS
É importante, assim, que o candidato confira o conteúdo programático no edital.
Curso de formação
Já o curso de formação será ministrado em turmas, se vinculando à classificação dos candidatos na primeira etapa do certame. Portanto, apenas haverá convocação para a realização da matrícula aqueles classificados no exame objetivo dentro das mil vagas.
O curso de formação, portanto, será nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.
Assim, a segunda etapa do processo seletivo contará com carga horária de 180 horas presenciais, com atividades realizadas nos períodos diurnos e noturnos. Ademais, cada candidato terá acesso a um auxílio financeiro de 50% do valor do salário pago ao cargo.
A avaliação do curso de formação terá 120 questões e mais uma etapa discursiva, em que todos os candidatos deverão responder duas questões em até 15 linhas.
A nota final do certame será a soma da nota das provas objetivas e do curso de formação. Então, após a divulgação dos resultados pela comissão organizadora, os candidatos serão listados segundo classificação nas etapas do certame.
A previsão para divulgação dos gabaritos oficiais definitivos e do resultado final nas etapas objetivas e de convocação para avaliação biopsicossocial e para o procedimento de heteroidentificação dos candidatos, é para o dia 22 de dezembro deste ano.
Requisitos para investir no cargo do INSS
Segundo o edital, todos os candidatos deverão cumprir com critérios específicos do cargo do INSS. Nesse sentido, é necessário possuir diploma de conclusão do ensino médio ou de curso técnico equivalente.
Além disso, estes deverão estar de acordo com as seguintes situações:
- Obter aprovação em todas as etapas do concurso;
- Possuir nacionalidade brasileira ou portuguesa;
- Estar quite com obrigações militares e eleitorais, além de ter pleno gozo dos direitos eleitorais;
- Possuir diploma do ensino médio ou de curso técnico equivalente;
- Possuir no mínimo 18 anos até o dia da posse;
- Contar com aptidão física e mental para o exercício do cargo preterido.
Veja também: USP promove Concurso público para Docente com excelente salário
Portanto, os candidatos que não cumprirem com esses requisitos poderão ser desclassificados.
Banca altera número de vagas do edital
Recentemente, o Cepraspe, retificou o número de vagas para o novo concurso do INSS no estado do Tocantins.
A alteração ocorreu na cidade de Palmas, onde o número de vagas foi de 09 para 14. Isto é, sendo 10 para ampla concorrência, 01 para pessoa portadora de deficiência e 03 para cidadãos negros.
Ademais, a banca também realizou modificações no número de vagas para as seguintes cidades: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Distrito Federal, Anápolis (GO), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Cuiabá (MT), Sinop (MT), Belém (PA), Santarém (PA), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).
Dessa forma, confira, a seguir, a nova distribuição das vagas de acordo com cada estado do Brasil:
- Acre: 10 vagas;
- Alagoas: 13 vagas;
- Amazonas: 59 vagas;
- Amapá: 10 vagas;
- Bahia: 49 vagas;
- Ceará: 25 vagas;
- Distrito Federal: 7 vagas;
- Espírito Santo: 11 vagas;
- Goiás: 15 vagas;
- Maranhão: 24 vagas;
- Minas Gerais: 122 vagas;
- Mato Grosso do Sul: 15 vagas;
- Mato Grosso: 20 vagas;
- Pará: 59 vagas;
- Paraíba: 13 vagas;
- Pernambuco: 31 vagas;
- Piauí: 9 vagas;
- Paraná: 32 vagas;
- Rio de Janeiro: 191 vagas;
- Rio Grande do Norte: 16 vagas;
- Rondônia: 20 vagas;
- Roraima: 13 vagas;
- Rio Grande do Sul: 49 vagas;
- Santa Catarina: 29 vagas;
- Sergipe: 6 vagas;
- São Paulo: 138 vagas;
- Tocantins: 14 vagas.