Separamos algumas dicas, para que você veja o passo a passo para isenção da taxa de inscrição do Concurso INSS 2022. O Instituto Nacional de Seguro Social abriu o Processo Seletivo para contratação de mil profissionais que possuem Ensino Médio ou Curso Técnico. Além disso, os salários podem ultrapassar os 5 mil reais mensais.
Então, se você quer participar da seleção e tentar ocupar uma dessas mil vagas, mas não pode pagar a taxa de inscrição, está no lugar certo. Pois, hoje falaremos sobre tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Fique com a gente e saiba mais sobre esse tema tão importante para os profissionais que desejam trabalhar no INSS.
O pedido para abertura do Concurso INSS 2022 veio do Ministério Público Federal, que se alarmou com a quantidade de pessoas na fila de espera para receber seu benefício.
Esse acúmulo se deu, devido à algumas aposentadorias e outras causas que levaram diversos servidores do INSS a deixar seus cargos. Como consequência, atrasou a prestação de serviços por parte do Instituto Nacional de Seguro Social.
Por conta dessa defasagem, muitas vagas foram abertas, impedindo que o Instituto desse continuidade a processos e pedidos de aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada, auxílio-doença, entre outros benefícios.
Assim como na maioria dos casos, o contribuinte se encontra impedido de trabalhar. Logo, a urgência em agilizar a disponibilização do benefício se torna ainda maior.
E foi por conta disso que o INSS deu início ao Processo Seletivo que visa preencher todas as vagas disponíveis atualmente.
Segundo a organizadora do Concurso INSS 2022 estão disponíveis cerca de mil vagas, para profissionais de nível médio e técnico.
As vagas são para o cargo de Técnico do Seguro Social. É esperado que o profissional atue com atendimento ao público. Além disso, também faça estudos e levantamentos, com intuito de obter informações a respeito dos contribuintes, auxiliar em assuntos administrativos, entre outras funções.
Para o profissional que conseguir ocupar uma das vagas disponíveis e exercer todas as funções condizentes com o cargo, o salário oferecido é de cerca de 5,4 mil reais. Ademais, também é oferecido o auxílio alimentação no valor de 450 reais, pagos mensalmente.
As candidaturas para fazer parte do Concurso INSS 2022 começaram no dia 16 de setembro deste ano. Enquanto, o prazo final para se inscrever será no dia 3 de outubro de 2022.
As inscrições devem ser feitas diretamente no site da organizadora do concurso, a Cebraspe. Aliás, que também será a responsável pela aplicação das provas e avaliação dos candidatos.
Assim como ocorre em outros concursos pelo Brasil, ocorre uma cobrança de uma taxa para que o candidato se inscreva no processo seletivo. A taxa de inscrição do Concurso INSS 2022 é de 85 reais e o prazo para pagamento pode ser feito até o dia 21 de outubro de 2022.
Também é possível pedir a isenção dessa taxa para os candidatos que não podem pagar por ela. E como conseguir? Leia o tópico a seguir.
Para os candidatos que não podem pagar os 85 reais da taxa de inscrição do Concurso INSS 2022, é possível pedir a isenção.
No entanto, para ter direito à gratuidade, o candidato preciso cumprir alguns requisitos, como, por exemplo:
Caso se enquadre em uma dessas situações, você pode obter gratuidade na taxa de inscrição do concurso.
Agora que você já sabe quem tem direito a isenção da taxa de inscrição do Concurso INSS 2022, vejamos o passo a passo para obtê-la:
O pedido deve ser feito através do site da banca organizadora, ou seja, a Cebraspe, no ato da inscrição.
Em seguida, você deve declarar que está em uma das situações citadas acima, e por isso, tem direito a isenção da taxa.
Vale ressaltar que o prazo para o pedido de isenção é o mesmo para as inscrições. Ou seja, entre os dias 16 de setembro e 3 de outubro deste ano.
Agora que você já sabe como pedir isenção da taxa de inscrição do Concurso INSS 2022, acesse o site da Cebraspe e faça já sua candidatura.