O primeiro concurso da história do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Concurso IMESC 2018) será divulgado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A banca foi confirmada através de publicação no Diário Oficial do Estado, edição do dia 23 de agosto (veja abaixo). O edital, que contará com 10 vagas, recebeu o aval do Governador do Estado, Flávio Dino. O órgão foi criado em 2006.
O governador destinou R$612 mil para realização do certame. As vagas do concurso IMESC serão destinadas ao cargo de Pesquisador, grupo administração geral do quadro de pessoal do Poder Executivo, em diversas áreas. O salário inicial será de R$ 3.890,00.
O diretor administrativo e financeiro do IMESC, André Lustosa, falou sobre a abertura do certame. “Com autorização do Governador, vamos encaminhar a solicitação de realização do Concurso Público para a Comissão que trata do tema na Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), que providenciará a contratação da Empresa que executará o certame. A previsão é que o concurso seja realizado no primeiro semestre do ano que vem [2018]”, informou.
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – IMESC, criado pela Lei Nº 8.561, de 28 de dezembro de 2006, é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, cujo objetivo institucional é auxiliar a área de planejamento, através da realização de estudos e pesquisas, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, assim como, manter sistema de informação e cartografia.
Com a criação do IMESC, foi reinstituída a pesquisa aplicada ao planejamento público, tendo desenvolvido dezenas de estudos e pesquisas, a implantação de um Banco de Dados com informações socioeconômicas e cartográficas sobre a realidade maranhense, o reestabelecimento dos estudos de análise conjuntural socioeconômica e a formação de novos pesquisadores. Além de produzir estudos e pesquisas, também coordena políticas públicas concretas como a regionalização, a cooperação internacional e a revitalização da bacia hidrográfica de rio Itapecuru.