No estado do Maranhão, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, autorizou a realização de novo edital de concurso público que tem objetivo o preenchimento de vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal.
De acordo com informações do chefe do executivo municipal, nesta quinta-feira, 23, o edital será publicado na próxima semana, até 1º de julho. O prazo foi passado durante entrevista ao Bom Dia Mirante, da Rede Globo.
Segundo o prefeito, as provas estão previstas para serem realizadas no segundo semestre deste ano. A seleção vai contar, ao todo, com 111 vagas. O requisito é de nível médio completo.
O Instituto Selecon foi definido como o organizador da seleção. A empresa será responsável por receber as inscrições em seu site, viabilizar e aplicar as etapas, como provas objetivas.
Em 2020, a Secretaria de Segurança com Cidadania (SEMUSC) formou uma comissão organizadora do concurso para Guarda Municipal de São Luís, no Maranhão. Ao todo, o grupo era composto por seis servidores que deveriam tocar os preparativos do edital.
Com a pandemia da Covid-19, os trâmites foram adiados e somente agora, em janeiro de 2022, o concurso teve autorização oficial do governo.
I – zelar pelas instalações e equipamentos disponíveis em seu setor; II – orientar os subordinados quanto ao trato com o público, apresentação individual, continência, postura profissional adequada, pontualidade, assiduidade e cumprimento das ordens legais e regulamentares; III – verificar constantemente a apresentação individual, bem como o uso correto do uniforme e equipamentos e de seus subordinados; IV – participar aos superiores hierárquicos quaisquer irregularidades de que venha a ter conhecimento; V – levar ao conhecimento de seu superior, depois de apuradas, todas as ocorrências que não lhe seja possível resolver; VI – encaminhar imediatamente ao superior os documentos ou medidas que dependam de sua decisão; entre outras atividades.