A Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso FUNCEME 2021). Foi divulgado no Diário Oficial do Ceará, a renovação de contrato com a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) para organização do certame. Agora, o contrato entre as partes continua em vigor até o dia 14 de dezembro de 2021.
A seleção será realizada com o objetivo de preencher vagas não lotadas no edital publicado em 2018. Em 2019, a Funceme autorizou o último concurso e o próximo edital.
“O novo concurso visa ao preenchimento de vagas que não tiverem candidatos habilitados e, consequentemente, não formaram cadastro de reserva. A intenção é que o concurso seja realizado ainda este ano”, disse o setor de Comunicação da Fundação na época.
De acordo com o documento publicado, o edital contará com sete vagas remanescentes para o cargo de pesquisador e cadastro de reserva para mais dois cargos.
O último edital do concurso da Funceme foi divulgado em abril de 2018. O certame ainda está válido, mas, conforme informou a Fundação, não há candidatos habilitados para os cargos que serão oferecidos na próxima seleção.
O edital foi divulgado para o preenchimento de 40 vagas nos cargos de Pesquisador (35) e Analista de Suporte à Pesquisa (05). A Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE, por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará – CEV/UECE, teve a responsabilidade do certame.
As 35 vagas de Pesquisador foram destinadas as áreas de: Recursos Ambientais nas especialidades de Análise Ambiental com o Uso de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (4 vagas) e Área de Pedologia, Mapeamento e Técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas (4 vagas); Recursos Hídricos nas especialidades de Área de Modelagem Hidrológica (2 vagas), Área de Hidrogeologia (2 vagas) e Área de Hidrologia Operacional e Experimental (4 vagas); Meteorologia nas especialidades de Área de Meteorologia Operacional (6 vagas), Área de Uso da Informação de Tempo e Clima e Análise de Impactos (6 vagas) e Área de Modelagem Numérica (1 vaga); Monitoramento nas especialidades de Área de Radar Meteorológico (2 vagas) e Área de Satélites (1 vaga); Informática nas especialidades de Área de Modelagem Numérica (1 vagaa) e Área de Sistema de Suporte de Decisão (2 vagas).
Já as 05 (cinco) para o cargo de Analista de Suporte à Pesquisa, nível superior, foram distribuídas nas especialidades de: Ciências Contábeis (02 vagas); Administração (03 vagas).
O salário de ambos os cargos foi R$ 3.440,34. Houve ainda, gratificação de titulação concedida aos ocupantes dos cargos de Pesquisador e Analista de Suporte à Pesquisa, nos seguintes percentuais:
I – 15% (quinze por cento) para o servidor com especialização;
II – 30% (trinta por cento) para o servidor com mestrado;
III – 60% (sessenta por cento), para o servidor com doutorado.
Ficou instituído ao servidor em regime de plantão, conforme previsto em lei, o adicional de remuneração correspondente a 20% (vinte por cento) sobre o valor da hora normal de trabalho, para o total de horas trabalhadas nos plantões.
O concurso contou com duas fases, a saber:
1ª Fase: Prova Objetiva, de múltipla escolha, com quatro alternativas (A, B, C, D), de caráter eliminatório e classificatório para os dois cargos, e Prova Discursiva/Dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório, para o cargo de Pesquisador, em todas as suas especialidades, a ser aplicada simultaneamente com a Prova Objetiva;
2ª Fase: Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório para os dois cargos (Pesquisador e Analista de Suporte à Pesquisa), em todas as especialidades, na forma estabelecida neste Edital.
O Governo do Estado do Ceará tinha por finalidade, ao criar a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) em 2009, aprofundar e difundir o conhecimento da geografia física do Estado do Ceará. O conhecimento adquirido ou gerado no âmbito desta Fundação serve de subsídio ao planejamento, implementação e desenvolvimento de políticas públicas ou de ações da iniciativa privada que necessitem de suporte nas informações sobre clima, hidrologia e meio ambiente. Nesse aspecto, a FUNCEME procura sempre contribuir para o desenvolvimento do Estado do Ceará e para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, em bases sustentadas.
A Funceme atua em quatro grandes áreas-fins: Meteorologia; Monitoramento; Recursos Ambientais; e Recursos Hídricos.