A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou o resultado provisório do concurso público (Concurso FAB 2019) para o preenchimento de 70 vagas nos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria do ano de 2020, da Academia da Força Aérea (AFA).
A distribuição das vagas foi feita da seguinte forma:
25 vagas no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV);
30 vagas para Intendentes (CFOINT); e
15 vagas para Infantaria (CFOINF).
De acordo com o edital publicado, para se inscrever será necessário ser voluntário, ter concluído o nível médio e não ter idade menor que 17 anos e nem completar 23 anos, até o dia 31 de dezembro de 2020. As oportunidades de oficiais aviadores e intendentes são para ambos os sexos, enquanto as vagas para oficiais de infantaria são apenas para o sexo masculino.
Durante o curso, o Cadete estará sujeito ao regime escolar da AFA e fará jus à remuneração fixada na legislação específica. Além disso, haverá alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si. Após a conclusão do curso com aproveitamento, o Cadete será nomeado Aspirante-a-Oficial. Esse posto tem remuneração de R$ 6.993,00.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 10 horas do dia 06 de março e 15 horas do dia 26 de março, no endereço eletrônico oficial da Força Aérea Brasileira. A taxa de inscrição custa R$70,00.
O concurso será composto por prova objetiva e redação; concentração intermediária; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; entrevista informativa; Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e curso de formação.
As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 23 de junho de 2019 em Brasília-DF; Canos-RS; Campo Grande-MS; Porto Velho-RO; Boa Vista-RR; Manaus-AM; Belém-PA; Parnamirim-RN; Salvador-BA; Curitiba-PR; Recife-PE; Rio de Janeiro-RJ; São Paulo-SP; Pirassununga-SP; Barbacena-MG; e Belo Horizonte-MG. Os portões serão fechados às 09h, com início das avaliações marcada para 09h40.
Segundo o edital, a prova vai abordar 64 questões, distribuídas entre as matérias de Língua Portuguesa (16), Língua Inglesa (16), Matemática (16) e Física (16).
A Prova de Redação será constituída da elaboração de um texto manuscrito, cujo tema versará sobre assunto da atualidade e terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na Língua Portuguesa e será realizada junto às demais Provas Escritas previstas para o Exame. A Prova de Redação tem o objetivo de avaliar o conteúdo, o conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas dos registros formal e culto da Língua Portuguesa e será realizada junto às demais Provas Escritas previstas para o Exame.
O concurso é destinado a cidadãos brasileiros natos, de ambos os sexos, voluntários e interessados em ingressar no Quadro de Oficiais Intendentes (QOINT), desde que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nestas Instruções, para serem habilitados à matrícula no Curso de Formação de Oficiais Intendentes no ano de 2020 (CFOINT 2020), a ser realizado na Academia da Força Aérea – AFA, em Pirassununga-SP.