O sonho de muitos brasileiros é obter a aprovação no Concurso do Banco do Brasil e ter um pouco de estabilidade no emprego. Certamente, para alcançar essa meta, é fundamental que o candidato veja mais informações importantes sobre a prova.
Em geral, a banca avaliadora exige alguns pré-requisitos, mas nada exageradamente difícil, apenas alguns dados. No edital, todos os informes importantes foram divulgados, bem como os critérios de participação definidos pela organização.
Nesse cenário, muitos benefícios estão aguardando os novos candidatos aprovados, incluindo uma boa remuneração. Dentre eles, está a baixa carga horária, de seis horas diárias, que é um tempo curto comparado à jornada de trabalho comum, de oito horas diárias.
Além do mais, a instituição é famosa por valorizar o descanso e o lazer de seus funcionários. Portanto, o que torna a experiência laboral mais satisfatória e com melhores resultados. Por isso, o Concurso do Banco do Brasil está sendo muito concorrido e com uma admissão cada vez mais seleta.
Segundo o documento publicado do Diário Oficial da União, estão disponíveis 4 mil vagas para contratação imediata e 2 mil para servir como um cadastro reserva. Aqui, para cumprir o Decreto nº 9.508 de 24/09/18, 5% dessas vagas estão destinadas a pessoas com deficiência.
Sendo assim, um total de 6 mil vagas estão disponíveis para o cargo de Escriturário, podendo seguir com as especialidades de Agente de Tecnologia e Agente Comercial. O nível de escolaridade exigido é o médio, sem exceções.
Além de ser aprovado na prova teórica do Concurso do Banco do Brasil, é fundamental que o participante esteja em dia com os critérios de admissão citados. O primeiro deles é que o aprovado possua nacionalidade brasileira ou portuguesa.
Ainda, é preciso estar com a situação eleitoral e as obrigações militares regularizadas oficialmente, esse último caso referente apenas ao sexo masculino. Para mais, ter 18 anos completos no dia da posse e não exercer nenhuma outra atividade pública remunerada em qualquer órgão da Administração Pública.
A previsão de aplicação da avaliação é para o dia 24 de março de 2023, com a divulgação do gabarito marcada para 1 mês após o dia da prova, 24 de abril. Desse modo, o período de inscrições foi vigente desde os dias 23 de dezembro de 2022 até 06 de março, incluindo uma prorrogação de 10 dias.
O resultado final, por sua vez, está previsto para ser divulgado no dia 14 de julho desse mesmo ano. Além disso, a admissão estava sendo combinada para ocorrer em agosto, mas houveram algumas mudanças e esses informes estão sendo atualizados. Dessa forma, os candidatos devem esperar a divulgação da nova data.
O Concurso do Banco do Brasil contará com uma prova objetiva que testará tanto Conhecimentos Básicos quanto Conhecimentos Específicos dos candidatos. Aliás, lembrando que essa fase possui um caráter classificatório e eliminatório do processo.
As disciplinas gerais, então, foram elencadas da seguinte maneira: língua portuguesa, língua inglesa, matemática e atualidades do mercado financeiro. Aqui, todas possuem o mesmo peso e são igualmente consideradas na atribuição de notas.
Em relação aos conhecimentos específicos, as matérias vão variar de acordo com o cargo prestado. Para Agente de Tecnologia, é preciso dominar os conteúdos de probabilidade e estatística, dados bancários e tecnologia da informação. Enquanto, para Agente Comercial contemplam as disciplinas de matemática financeira, conhecimentos bancário e de informática e vendas e negociação.
Após ser pré-selecionado, uma redação é exigida do participante e sua correção conta com um caráter eliminatório. Desse modo, o texto do Concurso do Banco do Brasil deve ser escrito em prosa no modelo dissertativo argumentativo.
Logo, são avaliados: a adequação ao tema proposto e ao tipo textual pedido, além do uso correto das regras de coesão e coerência, como referenciação e sequenciação. Para mais, a banca analisa o domínio na norma culta da língua portuguesa, com as devidas atualizações da reforma de 2009.
Por fim, de acordo com o último edital, o salário inicial do aprovado será de 3.622,23 reais, sem incluir os benefícios ofertados pela instituição bancária.
Assim, as bonificações para os selecionados no Concurso do Banco do Brasil são: lucros, vale transporte e vale alimentação, auxílio creche, plano de saúde, previdência complementar e auxílio a filhos portadores de deficiência.