O concurso público para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 19ª região no estado do Mato Grosso (CRECI – MT) foi suspenso por prazo indeterminado.
A decisão foi publicada no site do CRECI. Clique aqui para ler o documento.
De acordo com o comunicado oficial, o presidente da autarquia, Claudecir Roque Contreira, optou pela suspensão do certame após graves denúncias de fraude e compra de cargos públicos denunciadas pela imprensa.
Em reportagem publicada no site G1, a banca responsável pela organização do certame, a Método e Soluções, é alvo de investigação na Operação Ápate deflagrada pela Polícia Civil do estado.
Desde o último dia 29 de junho, o dono da empresa administradora de concursos e o operador do esquema estão foragidos após denúncia de fraude em concursos públicos realizados nas Prefeituras de Mirassol D’Oeste e de Porto Esperidião.
Ao todo, a operação culminou em 82 mandatos de busca, apreensão, prisão e bloqueio de bens.
O esquema contava com um operador que era o responsável por intermediar a compra do gabarito da prova entre os candidatos e a empresa de concursos.
A justiça já decretou a prisão preventiva do operador do esquema, do proprietário da empresa administradora de concursos e da chefe de gabinete e do vice prefeito de Porto Esperidião.
Em comunicado, o CRECI MT informou que está apurando o caso internamente. “Importante destacar que a Administração desta Autarquia Federal instituiu uma comissão para análise dos fatos apurados, inclusive oportunizou o devido contraditório e a ampla defesa para empresa Método Soluções Educacionais que, no entanto, permaneceu inerte”.
Vale lembrar que o prazo de inscrições para o concurso do CRECI MT encerraria nesta quinta-feira, dia 13.
Por meio de concurso público, o CRECI MT 19º Região oferece vagas para candidatos com nível médio completo para o cargo de Agente de fiscalização.
O salário oferecido pelo CRECI – MT é de R$ 3.700,00 mensais.
Ao todo, são oferecidas pelo CRECI – MT quatro vagas para contratação imediata, além de formação de cadastro reserva.
Confira a distribuição de vagas a seguir:
Confira a seguir as principais funções do agente de fiscalização:
Agente de Fiscalização
O concurso público para o CRECI – MT da 19ª previa em seu cronograma as seguintes etapas:
A data de aplicação da prova objetiva estava prevista para o dia 13 de agosto.
O Concurso CRECI 19º Região teria validade de dois anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do órgão.
Clique aqui para ler o edital na íntegra e conferir maiores informações como o cronograma completo e o conteúdo programático das provas.