Concursos Previstos

Concurso CFP tem banca escolhida; edital iminente; saiba mais!

O concurso CFP ( Conselho Federal de Psicologia) avança mais uma fase em prol do edital. O contrato com a banca já foi publicado e divulgado nesta segunda-feira, 17 de abril, por meio do Diário Oficial.

A contratação se deu por meio de dispensa de licitação. E com a escolha da banca, a publicação do edital torna-se iminente. A empresa escolhida foi o Instituto Quadrix.

As vagas, assim como os cargos ainda não foram esclarecidos. Veja mais detalhes de como foi o último concurso CFP.

Como foi o último concurso CFP?

O último concurso CFP teve edital publicado em 2021 e aconteceu no início de 2022. Além da fase objetiva, os candidatos realizaram a etapa discursiva, assim como avaliação de títulos.

Os requisitos para o cargo de psicólogo foram:

  • Estar em dia com pagamento das anuidades, de acordo com o art. 16 da Resolução CFP nº 03/2007.
  • Estar com sua inscrição ativa conforme estabelece o art. 11 da Resolução CFP nº 03/2007.
  • Não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação ou inadimplente em relação à pena de multa em processo ético, conforme estabelecem os incisos II, IV e V do art. 27 da Lei nº 5.766/71.
  • Estar adimplente com relação à anuidade dos exercícios anteriores, de acordo com o art. 89 da Resolução CFP nº03/2007.
  • Ter prática profissional na especialidade requerida, a ser comprovada conforme disposto neste edital, pelo período mínimo de 2 (dois) anos, de acordo com o disposto no art. 11 da Resolução CFP nº 13/2007.

Os documentos necessários para comprovar vínculo empregatício são:

  • a)identificação do empregador com número do CNPJ e endereço completo;
  • b)identificação do signatário, que deverá ser responsável legal pelo registro de funcionários, com citação do cargo que ocupa ou que ocupou, número de inscrição no CPF, função exercida com a descrição das atividades e a indicação do período em que foram realizadas pelo requerente; ou
  • c)no caso dos psicólogos que comprovarão a experiência profissional por meio da supervisão de estágio em cursos regulares de graduação e pós-graduação em psicologia e em cursos de especialização credenciados pelo MEC, nos termos da Resolução CNE/CES n° 1, de 6 de abril de 2018, a atividade de supervisão na especialidade requerida e o período dessa atividade, ratificada pelo responsável direto pelo curso e acompanhada do programa da disciplina de estágio.

Comprovação de autônomo

Os autônomos apresentaram as seguintes comprovações:

  • a)prova de inscrição no INSS e na Secretaria de Fazenda do seu município ou correspondente, durante todo o período;
  • b)declaração de 3 (três) psicólogos regularmente inscritos no Conselho Regional de Psicologia respectivo há, pelo menos, 5 (cinco) anos, atestando o exercício profissional do requerente, na especialidade, durante o período com dedicação exclusiva ou como atividade claramente principal, devendo constar, necessariamente, a identificação do declarante com o número de inscrição profissional no CRP, número de inscrição no CPF e endereço completo; e
  • c)1 (um) documento complementar, dentre os relacionados abaixo: I. declaração do CRP atestando que atuou como responsável técnico por pessoa jurídica regularmente registrada ou cadastrada; II.2 (duas) declarações ou cópias autenticadas contratuais de consultorias realizadas na área da especialidade; III. declaração de vinculação pessoal à sociedade científica, associativa ou de formação, legalmente estabelecida por 5(cinco) anos e que tenha objetivos estatutários ligados à área, na qualidade de membro, aluno, docente ou associado; IV. declaração da condição de conveniado na especialidade, com planos de saúde ou organizações de seguridade social, regularmente registrados, com remuneração direta por parte do plano, especificado o tempo e o volume anual de serviços prestados; V. declaração de atividade docente de supervisão de atividade prática, em curso de Psicologia em instituição de ensino superior, reconhecida pelo MEC, por período de 2 (dois) anos, em disciplina ligada à área da especialidade; ou, VI. declaração de atividade docente de supervisão de atividade prática, em cursos de Extensão e Especialização mantidos por núcleos formadores que sejam pessoa jurídica credenciados especialização credenciados pelo MEC, nos termos da Resolução CNE/CES n° 1, de 6de abril de 2018, e registrados no CFP, por período de 2 (dois) anos, em disciplina ligada à área da especialidade.

Como foram as etapas do último concurso CFP?

A prova objetiva, de caráter eliminatório, foi composta de 40 questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas para escolha de uma única resposta e com pontuação total máxima de 60,00 pontos.

Já a fase discursiva do concurso CFP teve 4 questões de até 30 linhas. A avaliação de títulos, o candidato deveria comprovar experiências por meio dos documentos explicitados no edital.