O concurso CENSIPAM (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção de Amazônia) foi um dos editais autorizados na última sexta-feira, 16 de junho.
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, durante coletiva de imprensa, divulgou os nomes assim como quantitativo de vagas que serão ofertadas.
Os editais serão liberados até a primeira quinzena de dezembro, o prazo de seis meses deverá ser respeitado. Quanto às provas, deverão ser realizadas depois de dois meses após liberação do edital.
As 50 vagas serão para o cargo de:
Para se inscrever, o candidato precisa ter diploma de graduação na especialidade escolhida. Conheça as carreiras, assim como requisitos:
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou Engenharia de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, ou Processamento de Dados.
Funções: Exercer as atribuições especializadas de Analista de Telemática, que incluem dentre outras: desenvolvimento de software e administração de banco de dados; elaborar plano estratégico de
Análise de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, entre outras.
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou Engenharia de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, ou Processamento de Dados.
Funções: Exercer as atribuições especializadas de Analista de Telemática, que incluem dentre outras: gerenciar Redes, Serviços de Rede e Suporte de TIC, entre outras.
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Eletrônica ou Telecomunicações, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Funções: Exercer as atribuições especializadas de Analista de Telemática, que incluem dentre outras: instalar, configurar e gerenciar a rede WAN satelital, a rede de telefonia e as redes metropolitanas, entre outras.
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Meteorologia, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Funções: Exercer as atribuições especializadas de analista operacional, que incluem, dentre outras: executar previsão e monitoramento do tempo, operação e rotinas operacionais de previsão numérica do tempo, entre outras.
Analista em Ciência e Tecnologia – área de atuação: Sensoriamento Remoto
Diploma de conclusão curso superior completo, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Funções: Exercer as atribuições especializadas de analista operacional, que incluem, dentre outras: utilizar softwares de Processamento Digital de Imagem e Sistema de Informação Geográfica (SIG), mapeamento digital aplicado a estudos ambientais, entre outras.
O último concurso aconteceu em 2012 e foram ofertadas 40 vagas para Analista em Ciência e Tecnologia, cuja remuneração foi de R$ 5.508,15 a R$ 9.157,15.
Os candidatos foram avaliados mediante prova objetiva e discursiva. Ao todo foram 60 questões divididas entre:
A fase discursiva do concurso CENSIPAM contou com um texto dissertativo de no máximo 30 linhas. Já a prova de títulos, o candidato precisaria apresentar os documentos e receber as pontuações previamente estabelecidas no edital.