Concursos por Estado

Concurso Bombeiros RJ: Witzel decreta nomeação de 114 guarda-vidas

Nesta quinta-feira, 28 de novembro, o governador Wilson Witzel decretou a nomeação de mais 114 candidatos aprovados no concurso para guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. O documento conta com uma lista dos nomeados, com validade a contar de 11 de setembro de 2019.

Ainda em setembro, a corporação divulgou o número de vagas sem preenchimento, logo após o chamamento de 153 aprovados em agosto. Ao todo, 39 vagas não foram ocupadas. No dia 18 de setembro, no entanto, a corporação convocou seis candidatos para as vagas reservadas a negros e índios.

Das 33 oportunidades não preenchidas, sete concorrentes foram habilitados em 2015. Em setembro, o Corpo de Bombeiros-RJ revelou que seria necessária uma terceira convocação para preencher as 24 vagas ainda disponíveis. As informações foram passadas ao site Folha Dirigida.

Nesta quinta-feira (28), no entanto, o governo decretou a nomeação de 114 candidatos aprovados, sendo 89 para a ampla concorrência e 25 para as oportunidades reservadas aos cotistas. Segundo o governo, os chamamentos ocorrem tendo em vista a aprovação e classificação dentro do número de vagas oferecido no concurso para guarda-vidas.

Desde o início do ano o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro tenta chamar mais aprovados no concurso para guarda-vidas. O coronel da corporação, Roberto Robadey, chegou a publicar em seu Facebook que o processo estava em tramitação e aguardava um aval da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Publicado em 2015, o edital de guarda-vidas trouxe nada menos que 300 vagas, além de cadastro reserva. O cargo exige nível médio completo dos candidatos.

O concurso Bombeiros RJ

Na época, o salário do guarda-vida era de R$2.826,70, além de mais R$1.000 reais no período de novembro a março, onde a escala de trabalho era reforçada. Além disso, os profissionais contaram com alimentação e assistência médica, com desconto de 10% do soldo.

Quanto ao novo concurso, o Corpo de Bombeiros-RJ afirma que isso não deve ocorrer por enquanto. “As 153 vagas autorizadas serão preenchidas com os candidatos do cadastro de reserva do concurso realizado no ano de 2015”, informou.