O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso do Sul vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Bombeiros MS 2022). A comissão organizadora do certame foi formada.
A portaria que anuncia a comissão foi divulgada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 29 de julho. Segundo o documento, seis servidores já podem dar início aos trabalhos da seleção, sendo eles membros da SAD e do próprio Corpo de Bombeiros.
O Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, deu autorização para que a corporação preencha 260 vagas.
De acordo com o documento de autorização do Concurso Bombeiros MS 2022, o aval é para o provimento efetivo em cargos de soldado e oficial, distribuídas da seguinte forma:
A autorização do concurso dos Bombeiros-MS 2022 foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Ainda não há previsão de quando o edital do concurso será lançado, mas a expectativa é de que isso aconteça ainda em 2022.
“Queremos reforçar nossa segurança pública com novos policiais e bombeiros, aprimorar o trabalho ambiental em todo o Estado e também aperfeiçoar nossa área de tecnologia da informação. Estamos visando a melhora dos serviços públicos e o atendimento à população”, garante o governador.
Ainda segundo o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, será a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização a responsável por organizar o concurso, em conjunto com as secretarias.
“Feito o concurso público vem mais policial para atender a demanda da população. Isso fortalece as políticas governamentais na área da segurança pública, mas também atendemos o meio ambiente e o nosso serviço de inteligência que cuida da TI [Tecnologia da Informação] do Estado. Então, é mais um complemento dos concursos que já validamos para fortalecer ainda mais as estruturas do Estado do Mato Grosso do Sul”, concluiu Reinaldo Azambuja.
O último edital do concurso Bombeiros-MS foi aberto em 2018. Na ocasião, as oportunidades foram abertas para soldados e oficiais.
A organização do concurso será da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems). A distribuição das vagas foi a seguinte:
153 vagas para soldado – nível médio
23 vagas para oficial – nível superior
O concurso público contou com as seguintes etapas:
O concurso Bombeiros-MS foi para o preenchimento de 153 (cento e cinquenta e três) vagas para o Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar, sendo:
Sexo Masculino: 137 (cento e trinta e sete) vagas; e
Sexo Feminino: 16 (dezesseis) vagas.
Após a conclusão com aproveitamento no Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar, o Aluno-Soldado CBM será promovido à graduação inicial de Soldado BM do Quadro de Praças Bombeiros Militares – QPBM, da carreira de Praça do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e, fará jus a remuneração inicial de R$ 3.352,53 (três mil, trezentos e cinquenta e dois reais e cinquenta e três centavos), e a todos os direitos e prerrogativas inerentes ao cargo, previstos na legislação.
Atribuições Soldado Bombeiros CBM: Ao Soldado Bombeiro Militar compete executar as atividades de combate e prevenção de incêndio, de busca e salvamento, atendimento pré- hospitalar e defesa civil, guardas de quartéis e auxílio a atividades diversas; cumprir os planos, normas e ordens emanadas do escalão superior; executar outros encargos que lhe forem atribuídos pelo Comando-Geral do CBMMS, tais como as seguintes atribuições gerais, dentre outras: a) atuar na prevenção contra incêndio e pânico, bem como, no controle de riscos em edificações, ocupações temporárias, instalações, áreas de risco, loteamentos urbanos e seus projetos; b) atuar no combate a incêndio em edificações, ocupações temporárias, instalações e áreas de risco; c) atuar na proteção, busca e salvamento de pessoas e bens, no socorro de emergência e urgência pré-hospitalar, na prevenção e salvamento aquático; entre outras.
Requisitos para ingresso na função de Soldado Bombeiros:
O Concurso Bombeiros-MS 2018 foi para selecionar 23 (vinte e três) vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, sendo:
Após conclusão com aproveitamento no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, o Aluno-Oficial BM será declarado Aspirante-à-Oficial de acordo com a legislação em vigor e, fará jus a remuneração de R$ 7.089,13 (sete mil e oitenta e nove reais e treze centavos).
Atribuições Oficiais Bombeiros CBM: a) exercer, através do planejamento, controle, supervisão, fiscalização, apoio e execução das ações e operações bombeiro militar; b) exercer a gestão de recursos humanos, logísticos e operacionais; c) exercer a gestão e execução das atividades docentes de ensino, instrução e treinamento nos cursos de formação, habilitação, especialização e de qualificação anual; d) exercer a polícia judiciária militar através da presidência de inquéritos policiais militares e de autos de prisão em flagrante delito de crime militar; e) exercer a apuração de infrações administrativas através da presidência de inquéritos técnicos, de sindicâncias e de procedimentos administrativos disciplinares; f) exercer a função de membro de conselhos de justificação e de disciplina; g) exercer a função de juiz militar do Conselho Especial de Justiça, nos termos do Código de Processo Penal Militar; entre outras.
Requisitos para ingresso na função de Oficial Bombeiros: