Você tem ou conhece alguém que tenha conta poupança no Banco do Brasil (BB)? Então, é interessante acompanhar o comunicado que o banco divulgou recentemente aos seus clientes.
A saber, a medida tem por objetivo simplificar o processo de investimento dos valores depositados na conta bancária, conforme a preferência dos brasileiros pela modalidade da poupança, apesar de sua baixa rentabilidade em relação a outros tipos de investimento.
Vamos lá! O comunicado relaciona situações que podem surgir ao ativar a poupança, e apresenta soluções para que o processo de investimento seja mais fácil e transparente.
Sendo assim, a conta poupança faz parte dos serviços automáticos oferecidos, exigindo apenas um primeiro depósito ou transferência através dos canais de atendimento para ativação.
Os titulares que possuem uma conta poupança no Banco do Brasil, têm ao seu alcance um leque de serviços específicos, podendo pagar por saques, extratos e transferência, que excedam o limite do pacote.
Já os descontos podem variar com o total depositado na poupança, podendo chegar a 100% dos valores superiores a R$ 80 mil.
Essa é a modalidade preferida de muitos brasileiros, com um perfil mais conservador. A saber, o rendimento da conta poupança do Banco do Brasil está diretamente vinculado à taxa Selic, que é a taxa de juros básica da economia. Desse modo, o rendimento varia de acordo com as variações da taxa Selic.
Os impactos atuais da taxa Selic sobre a rentabilidade são detalhados no comunicado emitido pelo Banco do Brasil, proporcionando transparência aos clientes sobre seus investimentos.
Quando a Selic é igual ou inferior a 8,5% ao ano, o rendimento é calculado pela soma da Taxa Referencial (TR) com 70% da Selic.
Ainda mais, quando a Selic é superior a 8,5% ao ano, o rendimento é a soma da TR e 0,5% ao mês.
Cabe ainda mencionar que os correntistas do Banco do Brasil que possuem poupança podem movimentar a conta pela internet, além da isenção do Imposto de Renda sobre o rendimento e um cartão exclusivo para a poupança.
Por fim, quem ainda não é cliente do Banco do Brasil e deseja garantir a sua conta poupança, deve, em primeiro lugar, abrir uma conta corrente. Em seguida, é possível ativar a conta poupança mediante um depósito inicial.
Para isso, alguns documentos são necessários, como documento de identidade, CPF, comprovantes de renda e endereço.