A comunicação no trabalho pode mudar a forma como você trabalha e como a sua equipe desenvolve ações propulsoras de mudanças. É através do diálogo que conseguimos nomear as ideias que, antes abstratas, poderiam ser “inacessíveis”, mas que, quando faladas, tornam-se possíveis e alcançáveis.
Entretanto, não basta “dizer o que pensa” a fim de atingir determinado objetivo. É preciso saber dizer, de uma forma clara e coerente. A seguir você encontra dicas para aprimorar a sua comunicação no trabalho.
Para melhorar a comunicação no trabalho é preciso dar um passo muito importante: reconhecer essa necessidade. Nem sempre estamos dispostos a mudar, e julgamos que está “tubo bem”, da forma como está. Assim, “paramos no tempo” e não desenvolvemos as nossas habilidades e capacidades.
Portanto, é preciso aceitar a mudança e buscar, dentro dela, crescer e desenvolver a sua maneira de atuar no ambiente corporativo. Apenas com essa “aceitação” é que será possível ter uma comunicação lapidada e desenvolvida. Dito isso, vamos agora às nossas sugestões:
O primeiro ponto que deve ser analisado é o canal que você tem utilizado para pôr em prática a comunicação no trabalho. Você tem um canal específico, ou a cada dia usa uma opção diferente?
É importante ter um local padrão para que todos saibam que, por meio dessa ferramenta, receberão os conteúdos e as sugestões sobre o trabalho. Isto é, não adianta mandar mensagem no WhatsApp em um dia, e no dia seguinte por e-mail, esperando que todos vejam e absorvam a informação da mesma forma.
Mas sim, eleja um canal de comunicação como padrão. E lembre-se de deixar isso claro para todos os colaboradores.
Crie a cultura de feedback dentro da sua empresa. É a partir dessa ação que você consegue alinhar possíveis gaps que possam ter surgido durante a execução de um projeto. E assim, o feedback torna a sua comunicação no trabalho muito mais clara e assertiva, melhorando o desempenho da equipe a cada nova fase de crescimento.
Saber quem é o seu público também é muito importante. Para isso, estude o setor que determinada pessoa atua; saiba das obrigações dela; tenha em mente a classe social, a idade, o gênero e outros fatores subjetivos dela; entre outras informações.
Tudo isso vai lhe ajudar a ter uma comunicação no trabalho mais efetiva, pois você poderá conversar tanto com um jovem estagiário, quanto com um gestor que trabalha há trinta anos na empresa. Afinal, sabemos que cada um terá uma forma diferente de se comunicar, não é mesmo? Por isso, na hora de passar uma mensagem, saiba quem a receberá.
A escuta ativa também é importante na comunicação no trabalho, uma vez que não devemos focar apenas na forma como falamos, mas sim, na forma como absorvemos informações. Muitas vezes, nossas ações são pautadas em “achismos”, por simplesmente não termos prestado atenção no que o outro estava dizendo.
Por isso, “puxe” o seu foco para o presente, sempre que alguém estiver conversando com você. Preste atenção em cada palavra, cada aconselhamento e direcionamento. E se a sua mente devanear, volte para o momento, focando no que o outro diz. Acredite, isso fará toda a diferença na sua comunicação no trabalho!