A fama dos brasileiros de sempre deixarem tudo para a última hora se torna verdade mais uma vez no Natal deste ano. As compras de última hora para a data comemorativa mais importante do ano devem movimentar cerca de 17 milhões de consumidores em todo o país.
Isso é o que aponta o levantamento divulgado nesta quinta-feira (23) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
Segundo a pesquisa, entre os maiores motivos que levam os brasileiros a deixar as compras para as vésperas da festa, 48% alegam que estavam aguardando maiores promoções. Já 24% esperaram o pagamento da segunda parcela do 13º salário, enquanto 23% ficaram sem tempo para ir às lojas com antecedência.
O levantamento contou com a participação de 759 pessoas de todas as capitais brasileiras e classes sociais, entre 6 e 14 de outubro deste ano. A margem de erro é de 3,6 p.p. e 3,8 p.p., com intervalo de confiança de 95%.
José César da Costa, presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, destaca que compras de última hora exigem uma preparação maior por parte dos consumidores, a fim de evitarem transtornos. Isso se deve ao fato de os comércios sempre estarem mais cheios durante as vésperas das datas comemorativas.
A dica do presidente da confederação é que o consumidor deve fazer uma lista com os nomes das pessoas que deseja presentear, definir o valor que vai gastar com cada uma e levar o dinheiro contado antes de sair de casa.
“Muitos consumidores deixam para comprar os presentes nesta semana por causa do recebimento da segunda parcela do 13º salário. Mas se o consumidor deixa para comprar muito em cima da hora, acaba não tendo tempo para pesquisar preços e, consequentemente, gasta mais. Sem mencionar o risco de não encontrar o produto desejado e ter que optar por algo mais caro, comprometendo o orçamento”, explica José.
Ele também salienta que a pressa na hora de realizar as aquisições de presentes, pode levar a compras impulsivas e que ainda há o estresse das filas em caixas e estacionamentos, por isso, a necessidade de se preparar antes de sair às compras.
Ainda segundo a CNDL, o Natal segue como a data comemorativa mais importante do ano para o comércio. Isso se deve ao fato de que 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras neste ano, movimentando mais de R$ 68,4 bilhões na economia brasileira.
Com o avanço da vacinação contra o coronavírus e a redução das medidas restritivas, a confederação aponta que 77% dos consumidores devem ir às compras, apresentando um patamar pré-pandêmico.
Entre entrevistados pela CNDL , 62% vão presentear os filhos, 45% vão garantir uma lembrancinha para a mãe e 42% para o cônjuge. O levantamento também mostra que 69% vão comprar produtos para si mesmo. O valor médio gasto com cada presente é de R$ 122.
Os itens mais procurados são roupas (61%), brinquedos (37%), perfumes e cosméticos (36%), calçados (36%) e acessórios (24%).