Existem diversos comportamentos que prejudicam a imagem profissional e, às vezes, sequer nos damos conta disso.
Por isso, neste texto vamos apresentar uma séries de comportamentos que merecem uma atenção a mais, se o seu intuito for manter uma imagem profissional positiva.
Acompanhe e saiba mais!
A autoanálise e o autoconhecimento devem fazer parte da rotina de qualquer trabalhador. Assim, é possível analisar quais são as ações e atitudes que prejudicam os resultados, bem como é por meio dessa autoavaliação que podemos encontrar os nossos pontos fortes.
Assim sendo, analise os fatores abaixo e pense sobre quais deles têm feito parte do seu dia a dia. Caso encontre-os em sua rotina, que tal tomar uma atitude positiva para extingui-los? Vamos lá!
Volta e meia, podemos nos deparar com algum imprevisto inadiável, é claro. Isso faz com que o atraso possa acontecer em acontecimentos espaçados.
Porém, quando o atraso se torna recorrente, a sua imagem profissional fica prejudicada.
Especialmente se o atraso é porque “o trabalho começa muito cedo”: isso pode criar uma imagem de pessoa preguiçosa.
Na mesma linha que dos atrasos, também encontramos um dos comportamentos que prejudicam a imagem profissional: o descumprimento de prazos.
Se você descumpre muitos prazos, pode ser visto como alguém irresponsável. Assim sendo, jamais aceite algo antes de analisar, a fundo, um prazo viável para o mesmo.
Deixar tudo para cima da hora tende a fazer com que o trabalho seja executado de uma forma ruim, ou então, “de qualquer jeito”.
Se você transparece isso, pode ser visto como uma pessoa descomprometida.
Pessoas fofoqueiras também não são bem vistas pelos gestores. Tenha cuidado com isso.
As redes sociais fazem parte da vida de muita gente. Porém, um dos comportamentos que prejudicam a imagem profissional é justamente “falar mal” do trabalho nas redes.
Da mesma forma, outros tipos de comportamentos podem ser vistos como ruins no campo online. Cuidado. 😉
Quando foi a última vez em que você aprendeu algo novo? Pois é… Um dos comportamentos que prejudicam a imagem profissional é a falta de interesse nos estudos.
Você tem estudado?
Em paralelo ao “deixar para cima da hora”, temos também a procrastinação.
Quando o seu chefe solicita algo, você se organiza para executar em tempo hábil ou fica mais tempo parado, pensando “depois eu faço”?
Por fim, o comodismo e a falta de iniciativa também são comportamentos que prejudicam a imagem profissional.
Afinal, quem é que vai querer contratar uma pessoa que só quer ser mandada, mas que nunca demonstra interesse em atribuir valor? Pois é!
Por isso, comece a avaliar as suas atitudes e veja até que ponto você tem sido – ou não – proativo. Cuide da sua imagem profissional!