Existem alguns comportamentos negativos no ambiente de trabalho que podem manchar a imagem profissional de qualquer pessoa. Esses comportamentos causam intrigas, afastam os colegas e criam um clima nada agradável. Por isso, conhecê-los e evitá-los é muito importante. Vamos, juntos, refletir sobre alguns deles? Acompanhe-nos.
Os comportamentos negativos no ambiente de trabalho podem parecer inofensivos para quem os comete, mas gigantes para quem observa de fora. É a famosa ideia de “sair do furacão para enxergá-lo melhor”.
Sendo assim, analise as suas condutas no trabalho com base nos pontos abaixo e reflita: será que você costuma colocar esses comportamentos negativos em prática? Pense bem e vamos adiante:
Quem nunca fofocou na vida, não é mesmo? Porém, embora esse seja um comportamento muito comum, isso não quer dizer que ele seja bom. No trabalho, pode ser ainda pior.
Portanto, evite participar das rodas de fofoca, e tente sempre encerrar esse assunto quando alguém dirigir a você um comentário maldoso sobre outra pessoa.
Nunca compare os seus colegas, muito menos na frente deles! Dizer que fulano deveria ter seguido o exemplo de ciclano não é algo interessante. Se for para dar feedback, dê separadamente, sem mencionar o outro como um comparativo de bom ou ruim.
Se você não cuida da sua aparência, veste-se de qualquer jeito ou fala com uma linguagem inapropriada para o ambiente corporativo, saiba que esses também são alguns dos comportamentos negativos no ambiente de trabalho. Fique de olho.
Afinal, a imagem que transparecemos, do lado de fora, pode falar muito sobre o nosso lado de dentro. Embora não nos defina de fato, sabemos que a impressão dos demais será uma, caso não nos dediquemos à nossa imagem.
Onde há relacionamento, pode haver conflito. Sendo assim, é possível que você se depare com alguns conflitos no trabalho. No entanto, aumentar o tom de voz e aderir a uma postura agressiva é algo bem negativo. Cuidado, hein?
Se você não sabe lidar com a opinião alheia, está na hora de trabalhar isso em si mesmo. Cuidado para não parecer aquela pessoa que nunca ouve ninguém.
Quando alguém estiver falando, mesmo que seja algo que você ache negativo, não interrompa. Espere a pessoa finalizar o raciocínio dela, pois isso servirá de base na hora de você mesmo apresentar a sua ideia.
Afinal, a pessoa pode estar dizendo algo, mas pode finalizar a fala de outra forma que nem imaginamos. Portanto, paciência e nada de interromper o outro.
O famoso “sabe-tudo” também não é bem visto. Isto é, manter essa postura é manter um dos comportamentos negativos no ambiente de trabalho. Comece a ouvir os outros, para assim aprender ainda mais e testar coisas novas. Não tente ser a pessoa mais perfeita do mundo, pois pasme: ela não existe. 😉