Empreendedorismo

Como vender para a geração Y?

Desde há algum tempo, muitas empresas têm curiosidade sobre a composição geracional da força de trabalho e das empresas, como resultado do grande número de jovens que entram no mundo dos negócios diariamente. Por isso que hoje, indicaremos como vender para pessoas da geração Y.

Geração Y: quem são os millennials?

A Geração Y nasceu mais ou menos ao mesmo tempo que as primeiras revoluções tecnológicas. Eles testemunharam uma pedra angular histórica do processo de globalização.

Duas estruturas tiveram efeitos diretos sobre as personalidades, crenças e ações das pessoas expostas a elas. Alguns autores também argumentam que esta geração está tentando romper com as expectativas lineares das gerações anteriores, porque reconhece que não se encaixa nos estereótipos das tendências lançadas pelos baby boomers.

A geração Y é o maior consumidor demográfico do Brasil. De acordo com estatísticas compiladas pela Serasa Experian e Geofusion, a base de consumidores da Geração Y do Brasil compreende 8,3 milhões de pessoas, tornando-a maior do que toda a população da Suíça.

A geração do milênio é criadora de tendências, se recusa a se adequar a modelos ultrapassados, como a publicidade, devido à diferença de seus hábitos de consumo em relação às gerações anteriores. Isso é de grande interesse para os líderes empresariais e da indústria.

A Geração Y e seus sucessores, como a Geração Z, cresceram em conjunto com o desenvolvimento tecnológico, o advento da Internet e as transformações sociais que alteraram, entre outras coisas, as relações interpessoais e os hábitos de consumo. As pessoas hoje são viciadas em progresso tecnológico.

A geração do milênio não perpétua práticas parentais que obrigam as mulheres a fazer todo o trabalho doméstico e cuidar dos filhos sozinhas porque valorizam a igualdade de gênero.

Com essas características distintivas, a geração do milênio alterou a dinâmica tradicional do local de trabalho e as estratégias de publicidade.

Quais são os hábitos de compra da geração Y?

O fato de os Millennials adquirirem e compartilharem informações no ambiente atual de interatividade, avanço tecnológico e redes de mídia social redefiniu não apenas os relacionamentos interpessoais, mas também aqueles entre empresas e seus clientes.

Os canais são bidirecionais e interativos, contribuindo para essa dinâmica e reforçando a ênfase da geração do milênio em velocidade e praticidade.  São grandes consumidores de conteúdo online, e esse é um fator importante em suas decisões de compra.

Os profissionais de marketing tiveram que repensar as estratégias que foram bem-sucedidas com as gerações anteriores, mas que não funcionariam para os millennials de hoje, que não se encaixam nos moldes convencionais de marketing.

geração Y- Reprodução Canva

Qual é o perfil de compra da Geração Y?

O perfil de compra da Geração Y envolve fazer sua própria pesquisa antes de realizar uma compra. Sendo assim, jamais pule esta etapa importante.

Eles esperam construir uma conexão com as marcas por meio da conexão com as marcas através da mídia social por:

  • mídia interessados em fabricar parcerias com empresas;
  • Constantemente consumindo energia por meio de dispositivos eletrônicos dispositivos;
  • Eles são apenas consumidores baratos.

Qual é a estratégia de vendas para a geração Y?

Primeiramente, a estratégia para a geração do milênio deve ser usada para ajudar as empresas a entender melhor seus clientes. Pois diferentes segmentos da geração Y podem ser diferenciados não apenas pela idade, mas também por uma série de outros fatores que devem ser considerados ao planejar o funil de vendas da sua empresa.

Sobre ser consumidores informados do que ser persuadidos por comerciais, então eles vão procurar dados onde quer que possam encontrá-los antes de realizar uma compra. É uma geração tão exigente e autossuficiente, os Millennials sabem que se uma loja tem um problema com um produto, conhece sites como Reclame Aqui.

E gosta muito da conveniência de fazer compras online e interagir com amigos, família, marcas favoritas desta forma.  Se você quiser vender para a Geração Y, você precisa fazer mais do que apenas promover bem o seu produto: ele também precisa ter o apoio do público-alvo.

Ser premium em suas contas de mídia social, é crucial que as empresas se envolvam com esse grupo demográfico por meio desses canais. Utilizam a mídia para manter a identidade pessoal e relações profissionais, tornando os smartphones ferramentas indispensáveis para uma ampla gama de tarefas, inclusive compras.

Assim, desejam se manter competitivos e poderosos no mercado no futuro, as empresas devem redobrar seus esforços para atingir esse público.

Agora que você já sabe todas as dicas de como vender para a geração Y, então aproveite para adequar seu negócio e lucrar cada vez mais.