A inteligência artificial (IA) é uma promessa bem antiga. Era 1950 quando Isaac Asimov escreveu o livro de ficção científica “Eu, Robô” e apresentou as Três Leis da Robótica, que são regras que um robô nunca poderia quebrar. Após mais de 70 anos, parece que as máquinas começam a se tornar mais parecidas com a ficção e o ChatGPT pode ser um gostinho disso
O ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é um site de IA que utiliza redes neurais para interpretar perguntas e anexos enviados a ele. O programa é capaz de fornecer respostas precisas e personalizadas, inclusive, possui a capacidade de compreender um diálogo, isso tudo a partir de fontes na internet.
LEIA MAIS: Malware rouba credenciais de rede social ao se passar pelo ChatGPT
Essa solução de inteligência artificial tem facilitado o dia a dia de pessoas e empresas, principalmente na produção de conteúdo, poupando tempo, ampliando as informações e produzindo com agilidade. De acordo com uma pesquisa da Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, a IA impacta no dia a dia de 54% da população brasileira, por exemplo.
De acordo com Viviane Sbrana, chefe de Data Officer na Ogilvy Brasil, a IA simula algumas capacidades da inteligência humana, como tomada de decisão, execução de tarefas, e resolução de problemas, por meio de softwares. “Mas, a principal questão que devemos considerar é: como fazemos o bom uso dessas ferramentas, estamos utilizando elas de uma forma realmente produtiva?”, questiona.
O ChatGPT representa uma grande inovação no campo da IA, possuindo um potencial que transforma a forma como as pessoas se comunicam com os sistemas digitais. À medida que a tecnologia evolui, é previsível que tenham mais aplicativos e serviços baseados nesse tipo de aplicativo, em uma ampla variedade de setores, como em cálculos matemáticos, codificações e conhecimentos técnicos
Para usar o ChatGPT, você precisará acessar o link https://chat.openai.com/ e se cadastrar. Depois, é possível iniciar uma conversa com ele, perguntando sobre qualquer coisa praticamente. A ferramenta é capaz de responder perguntas sobre história, geografia, ciência, tecnologia, entre outros assuntos.
O ChatGPT também pode ser personalizado para se adaptar às suas necessidades específicas. Por exemplo, você pode programá-lo para responder a perguntas específicas sobre sua empresa ou produto. Isso pode ser feito através de treinamento adicional do modelo, que é uma das principais características da tecnologia OpenAI. Assim, é possível que ele possa ajudar a criar conteúdo para o seu site ou suas redes sociais.
Mas, é importante lembrar que mesmo que o aplicativo tenha um potencial que transforma a forma como as pessoas se comunicam com os sistemas digitais, é preciso usá-lo com cuidado. “É importante ter em mente que o Chat GPT ainda está em fase de desenvolvimento e pode apresentar respostas incompletas. Muitas informações que a plataforma oferece precisa e deve ser checada”, diz a especialista da Ogilvy. “Então, a plataforma é útil, mas não descarta e nem substitui a necessidade do cérebro humano.”
Há algumas vertentes necessárias para desenvolver e entender os benefícios que as plataformas de IA oferecem, e nesse caso, não apenas o ChatGPT. Entre as tecnologias que utilizam conceitos de inteligência artificial, é possível destacar as seguintes: