Os diferentes usos de “debaixo” e “de baixo” confundem muitos vestibulandos e concurseiros em todo o país. Isso porque, essas duas palavras sofrem o fenômeno denominado de homofonia, ou seja, são pronunciadas da mesma maneira, mas são escritas de formas diferentes.
Porém, você precisará dominar o uso correto das duas expressões para utilizá-las na sua redação ou, ainda, para responder corretamente uma questão de português em um concurso ou vestibular.
Assim, vamos descobrir, a seguir, as principais dicas sobre o uso dessas duas expressões. Leia com atenção e nunca mais erre!
“Debaixo” é um advérbio de lugar que indica uma posição de inferioridade, ou seja, alguém ou alguma coisa que se encontra em uma posição inferior em relação à outra coisa/pessoa. Podemos perceber isso também quando observamos o processo de construção dessa palavra, que ocorre por justaposição: de + baixo = debaixo.
Ainda, por ser um advérbio de lugar, “debaixo” é frequentemente associado à situações em que se modifica ou se fornece detalhes sobre outras palavras, indicando a posição de um objeto ou pessoa.
Mas se mesmo com essas dicas você tiver alguma dúvida, basta trocar a palavra “debaixo”, em uma oração, pelo seu sinônimo “sob”. Se a frase continua com sentido, o uso da expressão estará correto
Vamos observar um exemplo e, em seguida, a troca de “debaixo” por “sob”.
A expressão “de baixo” é utilizada com a função de atribuir uma característica ao substantivo. Ainda, ela pode funcionar, em determinados contextos, como uma oposição à palavra “cima”, se comportando como aquilo que fica em uma posição inferior.
Vamos observar esse exemplo:
A mesma dica para checar a correção do uso da palavra “debaixo” vai servir para a verificação da utilização do termo “de baixo”. Porém, com uma pequena diferença: se a frase ficar sentido com a substituição por “sob”, então devemos utilizar “de baixo”.
Vamos observar:
A última frase não tem sentido. Assim, podemos afirmar que, nesse caso, não devemos usar “debaixo”, mas sim “de baixo”.