Tratar a caspa com remédios caseiros é uma das formas de diminuir a oleosidade no couro cabeludo e combater os fungos causadores do incômodo.
Comumente relacionada com estes dois fatores, a caspa costuma ser extremamente desconfortável, sendo capaz de afetar até mesmo a autoestima da pessoa.
Por conta disso, apostar em medidas naturais para sanar o problema é um passo interessante para diminuir a coceira e a descamação da pele. Entenda mais sobre o assunto em nosso artigo.
Em essência, as receitas caseiras para tratar a caspa com remédios caseiros precisa partir de dois pressupostos importantes:
Sendo assim, a melhor forma de tratar a caspa com receitas caseiras é justamente usando ingredientes antibacterianos e que sejam capazes de equilibrar o trabalho das glândulas sebáceas.
Dentre eles, podemos citar:
Os óleos essenciais são capazes de tratar a caspa de maneira eficiente. Entretanto, por serem altamente concentrados, é preciso que você os dilua antes de simplesmente aplicá-los sobre a pele.
Caso contrário, é possível que você desenvolva alergias, erupções cutâneas ou outros tipos de efeitos colaterais.
No entanto, a forma correta de aplicar os óleos essenciais no couro cabeludo é acrescentando cerca de 10 gotinhas no frasco do seu shampoo favorito.
Outra maneira de aplicar é com o auxílio do óleo de coco: para cada colher de sopa de óleo de coco, acrescente 1 gota de óleo essencial. Em seguida, use a mistura diretamente no couro cabeludo, massageando com a ponta dos dedos.
Já os demais remédios caseiros não costumam apresentar efeitos colaterais. Entretanto, lembre-se de sempre fazer um teste, a fim de impedir que haja o desenvolvimento de alguma alergia, ok?
De todo modo, a forma de aplicação deve seguir as recomendações abaixo:
Você pode fazer a aplicação destes remédios pelo menos 3 vezes por semana. No caso do bicarbonato de sódio, você poderá diluí-lo em água, a fim de facilitar a aplicação. Já no caso do vinagre de maçã, também recomenda-se de que seja feita a diluição, pois algumas pessoas com pele sensível poderão ter efeitos de coceira e ardência, por exemplo.
Mulheres grávidas e que estão amamentando devem conversar com o seu médico antes de fazer uso de uma das receitas acima.