Ter mais iniciativa no trabalho pode lhe ajudar a ser um profissional mais proativo e interessante. Afinal, quem não gostaria de trabalhar com uma pessoa criativa e que está verdadeiramente envolvida com o trabalho, certo?
Por isso, neste conteúdo pretendemos lhe dar algumas dicas sobre o tema, a fim de percorrer um caminho de desenvolvimento profissional. Vamos lá?
Para ter mais iniciativa no trabalho é preciso ter esse propósito bem estabelecido. Isto é, não adianta pensar sobre isso em um único dia e, depois, simplesmente deixar a ideia de lado. Lembre-se de que essa iniciativa pode ser, até certo ponto, um “hábito”. E para que um hábito seja instaurado, ele precisa ser estimulado.
Assim sendo, veja as nossas considerações que poderão lhe ajudar a ser mais proativo e ter mais iniciativa no trabalho, diariamente:
Você tem observado as necessidades dos seus colegas de trabalho? Se não, talvez este seja um bom momento para isso.
Às vezes, nossos colegas podem ter certa dificuldade em determinadas tarefas e, por isso, acabam demorando um pouco mais para concluir uma atividade.
E nós, observadores, podemos ajudá-los se estiver ao nosso alcance. Mas para que isso aconteça, precisamos tomar a iniciativa de observar as demandas e oferecer uma mão amiga.
Assim como observar as necessidades dos colegas pode ser uma boa forma de ter mais iniciativa no trabalho, observar o ambiente corporativo também é um bom caminho.
Através dessa observação você poderá mensurar quais são os déficits no espaço (físico mesmo), e propor mudanças positivas e que gerem bons resultados para todos.
Quando você estiver tentando resolver algo, não deixe que a primeira resposta que vem à mente se torne a sua ação. Mas sim, pondere um pouco mais. Busque estimular a criatividade na hora de dar uma dica ou ideia interessante.
Quanto mais criativa for a sua ideia, melhor será a sua imagem profissional. Por isso, busque sempre algo mais. Pesquise, estude e veja quais caminhos criativos podem ser uma boa pedida.
Esteja preparado para viver coisas diferentes e desafios intensos. Isso é muito importante para ter mais iniciativa no trabalho. Afinal, como ser uma pessoa proativa se você sempre temer algo novo e diferente, não acha?
Portanto, pratique o autoconhecimento e crie essa possibilidade interna de ser mais forte diante dos desafios. Acredite em você, trabalhe a sua autoconfiança e esteja cada vez mais pronto para dar passos intensos em sua carreira. Apenas lembre-se de levar em conta os riscos, claro. 😉
Demonstrar disponibilidade também é muito importante. Assim, quando perceber que o seu chefe ou colega necessitam de suporte em determinada situação, demonstre a sua disponibilidade.
Claro que você não precisa se sobrecarregar para tentar agradar, mas, se quiser ter mais iniciativa no trabalho, precisa estar disposto a sair da zona de conforto para ajudar os seus colegas. Dessa forma, certamente você construirá uma imagem profissional mais positiva.