Se você vai fazer o concurso Correios 2024, tenho uma excelente notícia. A estrutura da prova foi divulgada. Veja a seguir.
Não perca detalhes.
Os preparativos para o próximo concurso dos Correios estão a todo vapor, com a definição da banca organizadora em curso. Nomes como Cebraspe, Fundação Cesgranrio e Idecan estão na disputa, além de outras possíveis interessadas que podem surgir.
Junto com a escolha da banca, há uma grande expectativa sobre o que será cobrado nas provas. No entanto, o detalhamento do programa de estudos só será conhecido com a publicação do edital.
O projeto básico do concurso já delineou a estrutura das provas objetivas e discursivas.
Segundo o documento, os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e/ou discursiva, avaliação médica para candidatos com deficiência, e um procedimento de verificação complementar à autodeclaração para candidatos negros.
Ao contrário do último edital, o teste físico não está incluído no projeto básico atual, mas isso ainda precisa ser confirmado.
A prova objetiva terá 60 questões para cargos de nível médio e 80 para os de nível superior. Já a prova discursiva exigirá dos candidatos a redação de textos sobre temas relacionados aos conhecimentos exigidos no edital.
As provas serão aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal, em uma única data e horário, sem previsão de exames em mais de um turno.
A próxima seleção para ingresso nos Correios oferecerá vagas em cargos de níveis médio e superior.
Para os candidatos de nível médio, ainda não foram divulgadas as especialidades para o cargo de agente de correios, que incluem carteiro, atendente comercial e suporte.
Já para os candidatos de nível superior, as oportunidades serão para os cargos de analista de correios, com vagas previstas para advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.
O projeto básico do concurso não especifica o número exato de vagas. De acordo com o documento, o concurso poderá ser realizado em âmbito nacional ou regional (estadual), dependendo das necessidades da empresa.
Quanto ao cadastro de reserva, o limite de candidatos aprovados será definido em acordo entre os Correios e a banca organizadora durante a elaboração do edital.
Os Correios planejam lançar o edital do próximo concurso em setembro, de acordo com o cronograma oficial divulgado pela empresa:
Seguindo os prazos estabelecidos no projeto básico, a banca organizadora deve realizar uma reunião no máximo cinco dias úteis após o início da vigência do contrato. Em seguida, as minutas dos editais serão submetidas aos Correios para aprovação, dentro de um prazo de até dez dias úteis.
Atualmente, as bancas interessadas em participar do processo licitatório do novo concurso dos Correios terão suas propostas analisadas pela comissão responsável.
Com a previsão de que o edital seja lançado em setembro, é fundamental começar a se preparar o quanto antes para aumentar as chances de sucesso.
O primeiro passo é ficar atento às informações disponíveis sobre o concurso, mesmo que o conteúdo programático ainda não esteja disponível.
Analisar editais de concursos anteriores da empresa pode ser útil para identificar os temas mais recorrentes e começar a estudar antecipadamente.
Assim que o edital for divulgado, é essencial fazer uma leitura minuciosa de todas as informações fornecidas.
Isso inclui entender os requisitos específicos para cada cargo, o formato das provas, os critérios de avaliação e as datas importantes do cronograma.
Com base nessas informações, é possível montar um plano de estudos personalizado, que priorize os temas mais relevantes e identifique as áreas que demandam mais atenção.
A prática de resolver questões de concursos anteriores e realizar simulados também é fundamental para se familiarizar com o estilo das questões e desenvolver habilidades de resolução rápida.