Para ser um bom líder de jovens é fundamental saber enxergar o potencial de cada liderado, dando a eles a possibilidade de viver responsabilidades e atividades enriquecedoras.
Apenas assim é que será possível desenvolver o perfil acadêmico, empreendedor ou profissional, de fato, de cada um deles. A seguir, no entanto, daremos outras informações que poderão ser úteis para você, nesse sentido. Acompanhe e saiba mais.
Liderar um grupo de jovens pode parecer um desafio imenso, ainda mais se você se considera uma pessoa “muito mais velha”.
Afinal, a comunicação precisa ser diferente, os sonhos e objetivos são outros e a forma de enxergar o mundo é completamente divergente.
Por isso, é necessário atentar-se a todos esses detalhes na hora de liderar uma equipe de jovens. A seguir você verá mais informações quanto a isso:
Você precisa demonstrar disponibilidade para o seu grupo de jovens. Isto é, você precisa mostrar que:
Afinal, não adianta querer ser um líder exemplar se você está sempre longe e indisponível, concorda?
Saber se comunicar com os jovens também é fundamental para ser um bom líder para eles. Isso quer dizer que você deve ter o cuidado de não robotizar a sua comunicação, tornando-a difícil e fora de contexto.
Mas sim, veja a maneira como o grupo se comunica entre ele, e faça o possível para conseguir atingir os seus liderados com o mesmo tipo de comunicação.
Demonstre que você acredita nos seus liderados. Isso é muito importante na hora de ser um bom líder de jovens!
Eles precisam saber que você acredita no potencial deles, pois assim se sentirão mais encorajados para seguir a diante e desenvolver a carreira de forma desafiadora e, ao mesmo tempo, muito positiva.
Se você quiser “cobrar” alguma atitude dos seus liderados, lembre-se de ser o exemplo primeiro.
E assim por diante.
Assim como você deve demonstrar que acredita no potencial dos seus liderados, é de suma importância que você também entregue responsabilidades a eles. Isso fará com que eles se sintam motivados e importantes para a equipe, impulsionando-os ao sucesso.
Da mesma forma, mantenha a cultura do feedback para esses tipos de responsabilidades, a fim de sempre realinhar o que for necessário, direcionando o liderado no melhor caminho possível.