Há anos, o cibercrime tem sido um negócio crescente. Os grupos de hackers têm se beneficiado de malwares (vírus) de código aberto para se tornar cada vez mais prontamente disponível e distribuído em plataformas como o Discord, aumentando sua rentabilidade. Com isso, qualquer pessoa, incluindo jovens com menos conhecimento técnico, pode agora colocar as mãos num malware e estar mais inclinada a se juntar às atividades ilícitas devido às atuais dificuldades econômicas.
A Avast, fornecedora de software antivírus, entende esse problema e para ajudar as pessoas a se protegerem contra ações de hackers, preparou algumas dicas. Veja:
- Mantenha o seu software atualizado. Certifique-se de que o seu sistema operacional e aplicativos recebam novas atualizações tão logo sejam liberadas, pois elas irão sanar falhas de segurança e impedir que os cibercriminosos explorem as vulnerabilidades e implantem ransomwares.
- Faça backup do seu sistema regularmente. Geralmente, o ransomware obtém seu poder bloqueando o acesso a arquivos importantes. Se você tiver feito um backup dos arquivos com segurança em um outro lugar, as suas chances de perdê-los para o ransomware serão menores. Realize backups regularmente de seu sistema e arquivos – os serviços na nuvem e o armazenamento físico são opções viáveis e você deve usar ambos, se puder. Se o seu dispositivo permitir que você defina um agendamento de backup automático, faça isso também.
- Use um bloqueador de anúncios. Carregue o seu navegador com um bloqueador de anúncios para proteger-se contra malvertising e downloads direcionados: duas maneiras pelas quais o ransomware vinculado a anúncios pode entrar no seu sistema.
- Seja cético. Desconfie de links estranhos enviados em e-mails ou outras plataformas de mensagens. Mesmo que o link venha de alguém que você conheça, essa pessoa pode ter sido hackeada. Aprenda a identificar os sinais de sites que não são seguros e evite visitá-los.
- Use um antivírus. Um ransomware só pode prejudicar você se puder atingir o seu dispositivo. Use um aplicativo robusto de segurança cibernética que ajuda a bloquear malwares e vírus antes que eles cheguem perto de você.
Segurança online
Além de se proteger contra hackers, quem usa a internet também precisa estar atento a golpistas, que nem sempre precisam saber programar para aplicar um golpe online. Confira algumas dicas:
- Pesquise sobre as empresas e sites antes de comprar. Não importa o quão urgente a oferta possa parecer, ou o quanto você deseja o item ou serviço, faça primeiro a sua pesquisa. Leia as informações corporativas, os termos de serviço e a política de privacidade do site – muitos sites fraudulentos terão versões básicas, se tiverem. Procure por comentários de clientes e veja o que as outras pessoas têm a dizer.
- Se possível, prefira pagar com cartão de crédito. Em comparação com cartões de débito e transferências bancárias, os cartões de crédito são muito mais seguros. Quando se trata de uma fraude, a operadora do seu cartão de crédito está do seu lado. Se você foi roubado, informe-a imediatamente para ser reembolsado.
- Nunca baixe anexos ou clique em links de contatos desconhecidos. Os golpistas podem usar os anexos e sites para infectar o seu computador com malware. Por exemplo, trojans geralmente entram no seu dispositivo disfarçados de anexos inofensivos e podem trazer consigo outros rootkits, spywares ou adwares. Alguns malwares apenas mostram anúncios, enquanto outros podem ser muito mais prejudiciais.
- Mantenha as informações pessoais em sigilo. Você sabe quantos sites pedem para você responder a uma série de perguntas de segurança, caso precise recuperar a sua senha? Lembre-se de quais informações você definiu como medidas de segurança e não as compartilhe. Caso contrário, os golpistas podem responder às suas perguntas de segurança com facilidade. Claro, isso também se aplica para as credenciais de login e números de conta.
- Mantenha-se seguro online. Se um site oferecer autenticação de dois fatores, use-a. Não é à prova de balas, mas é melhor que nada. Use senhas fortes e exclusivas nos sites que você frequenta e armazene-as com mais segurança, por meio de um gerenciador de senhas confiável.