Se preparar para a gravidez é um importante passo para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda a gestação. Em nosso artigo de hoje vamos lhe apresentar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!
Existem diversas medidas que você pode levar em consideração para se preparar para a gravidez. Assim, é possível criar tanto uma preparação física (que aumenta as chances de ter uma gestação bem-sucedida), quanto mental (que é muito importante nesta passagem de “mulher”, para “mãe”).
Para saber mais detalhes, veja a nossa lista abaixo:
Acompanhar as informações acerca dos seus ciclos menstruais é uma ótima maneira de saber, aproximadamente, quando será o seu período fértil, por exemplo. Além disso, é com estas informações que o seu médico poderá lhe dar uma previsão mais precisa para o nascimento do seu bebê.
O segundo passo é você ir ao seu médico para fazer um tipo de “check-up”. Aqui, ele poderá solicitar exames que darão pistas sobre possíveis riscos durante a gravidez.
Além disso, acusará se há algo que necessita de tratamento primeiro, para depois acontecer a gestação.
Estes exames e possíveis tratamentos são importantes para impedir complicações durante toda a gravidez, garantindo mais segurança e saúde para a mamãe e para o futuro bebê.
Outro ponto que vale frisar é se você tiver alguma doença crônica o acompanhamento médico deverá ser feito com muita atenção, para assim evitar complicações. Como no caso de hipertensão, diabetes, entre outros.
Além de cuidar da sua saúde, de uma maneira geral, lembre-se que você também precisa preparar o seu organismo a partir da sua nutrição. Por isso, priorize uma alimentação saudável, que inclua frutas, verduras e legumes.
A hidratação também deve fazer parte da sua rotina, assim como as proteínas e demais nutrientes e minerais deverão ser consumidos de acordo com o seu tipo físico.
Por conta disso é tão importante criar um plano alimentar com um profissional qualificado.
O sedentarismo está longe de cogitação, quando o assunto é como se preparar para a gravidez. Afinal, as atividades físicas são importantíssimas para manter o corpo da mãe saudável, e assim, proporcionar uma gestação mais segura e benéfica para o bebê.
Dentre os exercícios mais indicados para mulheres grávidas, podemos destacar:
É importante que exercícios como pilates e ioga sejam adaptados para mulheres grávidas, para evitar golpes e movimentos que possam prejudicar a saúde da futura mãe. Do mesmo modo, exercícios de contato e muito agressivos devem ser excluídos da rotina.
O ferro é imprescindível para diminuir as chances de desenvolvimento de anemias, assim como o ácido fólico está associado com uma diminuição nas chances de ocorrer malformações durante a gestação.
Por conta disso, recomenda-se a suplementação de ambos, que deverá ser prescrito por médico/nutricionista.
Você precisa ter em mente que o seu corpo todo precisa se preparar para a gravidez, e para isso agentes nocivos como drogas e álcool precisam ser evitados.
Especialmente durante a gestação, este tipo de consumo é proibido, tendo em vista que tudo que a mãe consome pode chegar até o bebê, inclusive causando a dependência química no mesmo.
Por fim, não podemos deixar de citar a importância da saúde mental para uma preparação adequada. Afinal, a mulher passará por mudanças no seu corpo, na sua rotina e em sua vida como um todo. E por conta disso, a psicoterapia pode ser uma excelente pedida.