Conseguir se livrar da procrastinação é o objetivo de muita gente. Afinal, dessa maneira é possível ter uma rotina de trabalho muito mais organizada, frutífera e produtiva. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser interessantes para você. Continue lendo e veja as nossas sugestões de como se livrar da procrastinação!
O primeiro passo para se livrar da procrastinação é a sua decisão. Sim, isso mesmo.
É preciso decidir que você não irá mais procrastinar. Dessa forma, você cria uma espécie de “contrato” ou “acordo” consigo mesmo, forçando-se a cumprir a sua palavra.Trata-se de um gatilho mental chamado de “gatilho do comprometimento”.
Falar em voz alta que você fará determinada coisa é mandar uma mensagem para a sua mente de que você se comprometeu com aquilo.
Portanto, comece a se livrar da procrastinação comprometendo-se com você mesmo. Depois, dê os próximos passos:
Quando você perceber que a procrastinação está aparecendo mais uma vez na sua rotina, comece a pensar sobre o longo prazo. Imagine o que o seu “eu” do futuro irá pensar quando o resultado chegar: será que ele ficará feliz? Ou ficará frustrado com o atraso?
Pensar dessa forma pode lhe ajudar a agir no presente, visualizando que, mais tarde, você se sentirá recompensado.
Tenha prazos, metas e objetivos bem traçados. Muitas vezes, a procrastinação acontece porque não existe um plano de ação bem definido, e isso pode fazer com que você apenas aja no piloto automático, sem nenhum tipo de organização efetiva. Pense sobre isso!
Quando pensamos em procrastinação, o que lhe vem à mente? As redes sociais? As conversas paralelas? Os vídeos que você gosta de assistir? Pois bem. Tudo isso pode ser a causa da procrastinação, sim. Mas, é fundamental que essas atividades continuem fazendo parte da sua rotina.
A diferença deve aparecer na forma como elas fazem parte. Ao invés de ficar assistindo a um vídeo no momento em que você deveria executar uma tarefa, marque um “horário de pausa” para isso. Assim, você faz com que o vídeo se torne até mesmo uma recompensa pela sua organização.
Não adianta querer aceitar todas as demandas e trabalhos que chegam até você. Lembre-se de que você é um ser humano passível de limites. Portanto, antes de querer abraçar o máximo de tarefas que puder, foque em se concentrar naquilo que realmente fará uma diferença positiva na sua vida.
Assim você aprende a lidar com a carga de trabalho, não aceita qualquer demanda, organiza a sua rotina e pode se livrar da procrastinação.
Não seja um “multitarefa”. Isso não vai lhe ajudar em nada. Procure sempre focar em uma tarefa por vez.
Dessa maneira você evita a sobrecarga mental, mantém uma rotina muito mais organizada e garante a execução das suas obrigações. Foque em uma atividade e veja o quanto isso poderá impactar nos seus rendimentos.
Bom trabalho para você!