O INSS é um órgão público que tem como responsabilidade pagar benefícios como a aposentadoria e outros serviços para segurados afim de lhes proporcionar uma renda em casos específicos em que o contribuinte está impossibilitado de trabalhar. Mas se você não é inscrito, como se inscrever?
Quem já trabalhou com carteira assinada já tem um número de PIS, PASEP ou NIS e automaticamente. Por outro lado, quem não tem e é autônomo ou profissional liberal precisa se inscrever no INSS para obter um Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). É com com ele que o trabalhador poderá contribuir com Previdência Social e ser um segurado.
De acordo com o INSS, a inscrição pode ser feita na condição de:
Se você deseja ser filiado é necessário fazer uma inscrição no próprio site do gov.br. Confira aqui
Para fazer a inscrição, o futuro filiado não pode ter outro tipo de inscrições que são automáticas, tais como PIS/PASEP ou NIS.
Para ser filiado as condições são as seguintes:
Também é possível ser um não filiado. Nesse caso as condições são as seguintes:
Não é necessário o envio de documentos para realizar a inscrição. Seja pela internet ou seja pelo fone 135, basta informar os dados de forma correta para que o número de inscrição seja gerado.
Para os casos em que ficou alguma dúvida ou se precisar de informaçõe adicionais é só ligar para o fone 135 que é a Central de Atendimento do INSS.
O atendimento é feito de segunda a sábado; o horário é das 7h às 22h no horário de Brasília.
Confira também: Perícia do INSS: com greve dos servidores veja como reagendar serviços