Saber se comportar em uma entrevista é fundamental para garantir um bom desempenho na mesma. Afinal, apesar de tudo, a primeira impressão sempre é a mais lembrada pelos recrutadores e, por isso, é imprescindível que você se prepare bem para o momento.
Pensando nisso, trouxemos dicas que podem viabilizar um preparo mais tranquilo e sólido para você. Acompanhe e fique por dentro. 🙂
Antes de qualquer coisa, aqui vai uma dica de ouro: não tente ser uma pessoa completamente diferente do que você é. Por exemplo, se você é muito introvertido no trabalho, não tente mostrar que é uma pessoa super aberta e comunicativa. Isso não é justo nem com você, e nem com o recrutador.
Lembre-se sempre de que a sua essência é muito importante, e você jamais deve mudar quem é apenas para “agradar”. Foque, apenas, em analisar os seus comportamentos mais, digamos, “superficiais”. Ok?
Com isso em mente, veja as nossas sugestões abaixo:
O primeiro passo é sempre a preparação prévia. Inclusive, esta leitura que você está fazendo agora é uma forma de se preparar bem. Parabéns!
Justamente assim você poderá estar mais a par da sua maneira de lidar com os recrutadores, além de reconhecer o que é e o que não é importante nesse momento.
Desse modo, considere estudar a empresa; descansar o suficiente; relaxar um dia antes da entrevista; preparar-se com tranquilidade; viabilizar a ida até a entrevista com certa antecedência; e assim por diante.
Quando você já estiver diante do recrutador, aí é o momento de apostar nas dicas de como se comportar em uma entrevista. A primeira delas, de fato, é a prática da escuta ativa.
Essa prática é fundamental no momento da entrevista, pois assim você consegue ouvir atentamente o que o recrutador tem a lhe dizer. Foque em cada palavra, e tente não distrair a sua mente com outros pensamentos.
Da mesma maneira, jamais interrompa o recrutador, deixe-o falar e não seja afobado, ok?
Quando chegar a sua vez de falar, observe a maneira como você se comunica. Procure sempre manter uma fala tranquila, e sem “atropelar as palavras”. Da mesma maneira, você também deve ser objetivo.
Isto é, falar calmamente não é o mesmo que enrolar a comunicação, ok? Considere isso na hora de comunicar algo sobre você e seus objetivos.
Por fim, sempre leve em conta a sua linguagem corporal, pois ela é muito importante. E aqui podemos incluir, também, as questões relacionadas às vestimentas, cabelos, pele, etc. Veja as dicas:
Seguindo essas dicas, certamente você se preparará com mais coesão para a sua entrevista. Boa sorte!