O CadÚnico é um sistema que reúne informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. O sistema é a porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás.
Apesar de contar com milhares de inscritos, muitos ainda não fazem parte desse banco de dados. Porém, para quem deseja fazer parte de algum programa assistencial do governo, esta etapa é indispensável. Por isso, confira a nossa matéria na íntegra e veja o passo a passo completo para se cadastrar.
Antes de tudo, é importante lembrar que nem todas as pessoas podem fazer a inscrição no CadÚnico. Isso porque, antes, é necessário se enquadrar nas regras do sistema. Confira quais são:
O primeiro passo para se cadastrar no CadÚnico é reunir toda a documentação necessária. Assim, o responsável familiar (pessoa que faz a inscrição da família e é responsável por atualizar os dados) deve reunir os seguintes documentos:
Após estar com os documentos em mãos, o responsável familiar deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa. Lá, será atendido por um entrevistador, que vai fazer algumas perguntas sobre a sua situação socioeconômica, como renda, moradia, escolaridade e saúde.
Na ocasião, também será necessário apresentar os documentos para cadastro. Por fim, basta aguardar a análise do sistema e confirmar a inscrição. É possível consultar a situação do cadastro por meio do Aplicativo CadÚnico, disponível para aparelhos Android e IOS.
O CadÚnico é a porta de entrada para diversos benefícios sociais do Governo Federal. No entanto, vale ressaltar que apenas esse cadastro não garante a participação das famílias. Isso porque, para participar é preciso cumprir as exigências de cada programa, que conta com as suas próprias regras e particularidades.
A seguir, confira os benefícios disponíveis no sistema CadÚnico:
Por fim, é importante relembrar que, além de cumprir as regras dos programas, os beneficiários também devem manter os dados do CadÚnico atualizados para garantir o acesso aos benefícios.
De maneira geral, é obrigatório atualizar a cadastro a cada dois anos. Além disso, o inscrito também deve fazer a atualização sempre que houver alguma mudança de informações da família, como renda e número de integrantes, por exemplo.