O Bolsa Família é o maior programa assistencial do Governo Federal. O seu objetivo é combater a pobreza e a desigualdade no Brasil.
Assim, ele oferece uma renda mensal às famílias em situação de vulnerabilidade social, desde que cumpram alguns requisitos e condicionalidades.
Mas como se cadastrar no Bolsa Família? Quem tem direito ao benefício? Quais são as regras e os valores? Confira a nossa matéria na íntegra e descubra a resposta para estas e outras perguntas. Acompanhe!
Para se cadastrar no Bolsa Família, é preciso fazer parte do CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais), que é um sistema que reúne informações sobre as famílias de baixa renda no país.
Podem se cadastrar no CadÚnico as famílias que:
No entanto, vale lembrar que apenas o cadastro no CadÚnico não garante a participação no Bolsa Família. Isso porque, para integrar o programa, é preciso cumprir as suas exigências.
De modo geral, para fazer parte do Bolsa Família é preciso que a família tenha renda mensal de até R$ 218 per capita.
Porém, após conseguir aprovação no programa, ainda é preciso se atentar para as condicionalidades de permanência, que são regras que devem ser cumpridas para evitar a perda do benefício. Conheça quais são:
Para se cadastrar no Bolsa Família, é preciso procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência e levar os seguintes documentos:
No CRAS, um agente irá entrevistar o responsável familiar e preencher o formulário do CadÚnico com os dados fornecidos. Dessa maneira, a família passa a fazer parte do banco de dados do governo.
Por fim, a família deve aguardar a próxima seleção de novos participantes para conferir se foi selecionada a receber os pagamentos mensais.
O valor do Bolsa Família varia de acordo com a composição familiar dos benificiários. A princípio, vale lembrar que o governo garante o pagamento mínimo de R$ 600 para todos os beneficiários.
No entanto, também é possível se beneficiar dos benefícios complementares e aumentar a sua renda. Isso porque existem alguns bônus que podem acrescentar e aumentar a parcela a receber. Conheça quais são:
Para consultar o Bolsa Família, a família pode acessar o portal da Caixa Econômica Federal, o aplicativo do Bolsa Família ou o telefone 0800 726 0207. É preciso informar o número do NIS (Número de Identificação Social), que está impresso no cartão do Bolsa Família.
Pela consulta, é possível saber: