A laranja, que é fruto da laranjeira, é uma fruta muito conhecida e consumida no Brasil. Além da sua versatilidade, pois pode ser usada para fazer suco, doces, bolo, temperar alimentos, ela também tem muitas propriedades. Rica em vitamina C, ajuda a combater pedra nos rins, reduzir o risco de AVC, diminuir o colesterol e outros. Se você é um ótimo consumidor de laranja e, ao comprar, precisa de ajuda sobre como saber se a laranja está boa, hoje, mostraremos a você dicas incríveis.
Quem consome muita laranja pode ter algumas dúvidas sobre como ela está por dentro. Às vezes, elas podem estar lindíssimas por fora, mas estragadas por dentro, sem suco, entre outros. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a saber se a laranja está boa. Confira as dicas abaixo e não erre mais.
A primeira dica é observar o peso das laranjas. Se você está escolhendo as laranjas e está em dúvida entre duas, sendo que uma é leve e outra é mais pesada, opte pela mais pesada. As laranjas mais pesadas mostram que há mais suco dentro delas e não só bagaço.
A segunda dica é prestar atenção nas cascas das laranjas. Sabe aquela laranja com a casca muito grossa? Fuja dela! As laranjas mais suculentas são as com as cascas brilhantes e macias. Como verificar isso: Pressione gentilmente as cascas e veja se há maciez.
A terceira dica é ficar de olho na cor da laranja. As laranjas às vezes estão levemente esverdeadas, com uma mescla de verde e laranja ou, ainda, outras apenas laranja. Quando você escolher suas laranjas, escolha as com cores mais alaranjadas laranja. O motivo é simples: as laranjas verdes tendem a estar ácidas e consequentemente azedas, enquanto as laranjas de cor laranja estão mais docinhas.
A quarta dica é escolher a laranja pelo tempo em que ela foi colhida. Não opte por aquelas que você percebeu que estão maduras há muito tempo, pois, quando você escolhe uma laranja muito madura, provavelmente nela quase não há mais vitamina C, já que esse fator vai se perdendo com o tempo.
A quinta dica é fazer a escolha pela firmeza da laranja. Pode ser que a fruta tenha sido amassada, mesmo com a firmeza da casca, mas isso não é um problema e não interfere. Essas marcas podem ser por conta de esbarrões em galhos e outros lugares.
Se você chegou até aqui é sinal de que, agora, já sabe como escolher as melhores laranjas para o seu consumo! Mas, temos mais uma dica de ouro! Sendo assim, selecione 5 laranjas e se prepare, porque preparamos uma receita especial para você aproveitar!
A receita que vamos ensinar a você hoje é o bolo de laranja!
Você precisará dos seguintes ingredientes:
Primeiro, você precisa untar a sua forma e pré-aquecer o forno em 180°C. Depois, em uma batedeira, bata 6 colheres de sopa de margarina e 2 xícaras de açúcar por 7 minutos. Passado o tempo, você deve colocar 3 ovos e bater por mais 5 minutos. Feito isso, coloque na massa o suco de duas laranjas (peneire para que não caia nenhum caroço). Desligue a batedeira e adicione duas xícaras de farinha de trigo (vá peneirando conforme for adicionando), mexa com uma espátula até incorporar toda a farinha. Após essa etapa, coloque uma colher de sopa de fermento químico e mexa levemente.
Despeje a massa do bolo sobre a forma untada (com margarina e farinha).
O tempo de forno depende do seu forno, mas, em torno de 30 a 35 minutos em uma temperatura de 200°C ele ficará pronto.
Ainda sobraram 3 laranjas das 5 solicitadas e, com elas, você fará uma calda para o seu bolo:
Coloque o suco das 3 laranjas restantes em uma panela, acrescente 4 colheres de sopa de açúcar, duas colheres de sopa de amido de milho diluídas em 4 colheres de sopa de água e leve ao fogo em temperatura baixa. Mexa até que sua calda engrosse levemente.
Com o seu bolo já desenformado, faça alguns furos com o garfo e depois despeje toda a calda em cima do bolo. Pronto, agora é só se deliciar com a sua receita feita com laranjas sabiamente selecionadas.