Nós podemos elevar a autoestima dos nossos colegas com atitudes que, por menores que possam parecer, fazem toda a diferença. Afinal, a autoestima, de maneira geral, é trabalhada a partir de muitas pequenas vertentes, não é mesmo?
Do mesmo modo, é nosso papel impulsionar o bem-estar dos nossos colegas, quando isso estiver ao nosso alcance. Por isso, unimos algumas dicas que podem ajudar você a fazer o seu colega de trabalho mais feliz, aumentando a autoestima dele. Vamos lá?
Todos nós podemos elevar a autoestima dos nossos colegas de diversas maneiras diferentes. Cada reconhecimento, palavra de apoio e até solicitação de ajuda podem fazer diferença.
Partindo disso, listamos a seguir algumas atitudes que podem fazer com que você enalteça o seu colega de trabalho de uma forma incrível. Veja:
Reconheça o esforço dos seus colegas! Isso é um passo fundamental que podemos pôr em prática para elevar a autoestima dos nossos colegas. Mesmo que para você determinada tarefa parecia simples, lembre-se de que para o outro pode ser que ela seja mais difícil.
Afinal, não é porque você sabe fazer que todo mundo precisa ter o mesmo conhecimento, certo? Por isso, aprenda a reconhecer cada vitória dos seus colegas, parabenizando-os.
Nós somos seres sociais e precisamos de outras pessoas para executarmos as mais diversas tarefas, todos os dias. Portanto, por que não usar essa oportunidade para solicitar a ajuda de um colega?
Ao fazer isso, você estará enaltecendo determinada habilidade daquela pessoa, e ela poderá se sentir muito mais motivada e feliz consigo mesma. Essa costuma ser uma das melhores formas de como podemos elevar a autoestima dos nossos colegas.
Assim como você deve parabenizar o seu colega quando ele se sai bem, o feedback também deve abarcar outras questões. Fale sobre os pontos fortes, os que necessitam de melhoria, e assim por diante.
Dessa forma você ajuda o seu colega a se desenvolver cada vez mais e, quando ele conseguir atingir êxito em uma melhoria, ele se sentirá muito mais motivado e com a autoestima mais elevada.
Se o seu colega cometer um erro, não fique apontando! Mas sim, dê um suporte para que ele possa desabafar e falar sobre como se sente. Também ajude-o a compreender que erros acontecem e que está tudo bem – desde que uma aprendizagem seja absorvida da situação.
Nós podemos elevar a autoestima dos nossos colegas dando a entender que todos erram, e não apenas ele.
Quando perceber que o colega está se comparando com os demais, converse com ele. Não permita que ele fique se comparando, de uma forma tão injusta assim. Afinal, cada pessoa tem o seu tempo e isso deve ser respeitado.
Com todas essas ações nós podemos elevar a autoestima dos nossos colegas. 😉